Sabia que beber água em excesso faz mal para saúde? Isso porque, ela pode gerar desequilíbrios no organismo, como a queda da concentração dos níveis de sódio no sangue.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O consumo de água é fundamental para as nossas vidas, pois ela têm funções vitais no organismo, como levar oxigênio e sais minerais para às células e expulsar toxinas. No entanto, algumas pessoas exageram na quantidade de água ingerida por dia e podem ter alguns problemas de saúde como consequência ao consumo não balanceado.

O que é considerado excesso de água?

A hidratação excessiva acontece quando o corpo absorve mais água do que elimina. Desse modo, quando o indivíduo bebe muito mais líquido do que o necessário, pode ter hidratação excessiva.

Continua depois da publicidade

Não há uma quantidade ideal sobre o excesso de água. Isso porque, a dose recomendada varia conforme o peso, rotina cotidiana da pessoa (quem pratica atividades físicas pode beber mais líquidos) etc.

Contudo, um rim saudável é capaz de filtrar 800 ml de água em uma hora e consumo acima dessa capacidade deve acender um alerta. Caso você desconfie que está ingerindo água em excesso, é fundamental procurar um especialista, como endocrinologista ou nefrologista.

Como calcular o quanto posso beber de água?

Como regra geral, a dose recomendada para adultos é de 2 litros por dia. Mas, sabia que há uma fórmula matemática simples que ajudará você a verificar a quantidade ideal de líquido a ser ingerido?

Continua depois da publicidade

Basta multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Desse modo, quem pesa, por exemplo, 60 quilos deve tomar, pelo menos, 2,1 litros por dia.

Calculadora da água: novo método determina quantos litros cada pessoa deve beber por dia

Para evitar o consumo de água em excesso, é importante que a hidratação seja feita gradualmente. Procure, portanto, beber pequenas quantidades de água pela manhã, tarde e noite. Evite ficar muitas horas sem ingerir líquidos ou tomar mais de 1 litro de uma só vez.

Qual é a dose limite diária?

Não há uma resposta exata para essa pergunta. Isso porque, tanto a dose recomendada, quanto o limite diário dependem do peso corporal e da rotina cotidiana de cada pessoa.

Continua depois da publicidade

Como regra geral, os adultos devem tomar cerca de 2 litros de água por dia. Para que a hidratação seja eficiente é importante ingerir o líquido em pequenas quantidades e em pequenas porções ao longo do dia.

Quais são os riscos de beber água em excesso?

Beber água em excesso pode gerar desequilíbrio na concentração de algumas substâncias no sangue, como o sódio. Esse fenômeno é denominado hiponatremia e se caracteriza pela queda dos níveis de sódio sanguíneos, causados pelo consumo superior a três litros de água por hora.

A intoxicação por água acontece quando o rim não consegue filtrar os líquidos em excesso e os eletrólitos não são eliminados do corpo. Nesse caso, a intoxicação pode gerar alguns sintomas. Entre eles estão fadiga, vômitos, dores de cabeça, náuseas etc.

Continua depois da publicidade

O consumo de muita água a ponto de ter hiponatremia está, geralmente, relacionado com transtornos de ansiedade, esquizofrenia e alterações hormonais, como é o caso da Diabetes Insípido Central. Nesses casos, é recomendável agendar uma consulta com um médico quanto antes para que ele possa avaliar o quadro.

Como evitar beber água em excesso?

Procure beber água em períodos regulares e em pequenas porções durante o dia. Caso desconfie que está bebendo mais água do que o necessário, anote quantos copos consome diariamente e compare com a quantidade recomendada (veja acima).

Caso perceba que está tomando água em excesso e não consegue diminuir este consumo, procure um endocrinologista ou um nefrologista. Cada indivíduo tem necessidades diferentes que devem ser avaliadas com profissionais.

Continua depois da publicidade

Quais são as funções da água no nosso organismo?

Destacamos anteriormente que beber água em excesso faz mal à saúde. Por outro lado, quando a ingestão do líquido é feita de maneira adequada e em doses recomendadas, há diversos benefícios. Além de deixar o nosso corpo hidratado, o consumo adequado proporciona os seguintes aspectos positivos:

  • Transporte de nutrientes, enzimas e hormônios;
  • Ajuda a dissolver de substâncias;
  • Promovem reações químicas no nosso organismo;
  • Elimina toxinas por meio da urina;
  • Lubrifica as articulações;
  • Regula a temperatura corporal;
  • Facilita a digestão e absorção dos alimentos.

*Por Daniel Senna, Especial