A série Bebê Rena ficou mundialmente famosa ao retratar uma mulher perseguidora, que fantasiou um relacionamento com um aspirante à artista e comediante. A história é baseada na vida do próprio autor, Richard Gadd, e, assim como ele, uma atriz global também sofre há mais de uma década perseguições muito semelhantes. Veja o que se sabe sobre a Bebê Rena do Brasil.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Conforme informações do g1, Débora Falabella conheceu sua stalker (em portugês, perseguidora) em 2013, no Rio de Janeiro, quando a mulher que se dizia fã entrou em um elevador com a atriz. As duas chegaram a tirar uma foto, mas depois, o encontro tomou rumos inesperados.

Influenciadora de SC viraliza ao dirigir o Tesla Cybertruck, carro de Elon Musk

Após conhecer a artista, a mulher de 40 anos passou a enviar diversos presentes aos camarins de Débora, incluindo objetos e cartas com conteúdos íntimos. 

Continua depois da publicidade

Nos anos seguintes, a stalker passou a comparecer em suas apresentações no teatro. Em 2015, chegou a tentar entrar no camarim de Débora, mas foi interceptada por seguranças que a retiraram à força do local. A atriz chegou a registrar um boletim por ameaça, mas não seguiu com o processo, aponta o g1.

Mensagens que fantasiavam um relacionamento

Em 2022, a mulher criou um grupo em aplicativo, onde incluiu Débora e a irmã da artista e passou a enviar recados pedindo que as duas se encontrassem. Nas mensagens, chegou a dizer que ambas tinham um relacionamento amoroso e que conversavam telepaticamente.

Ainda naquele ano, a perseguidora apareceu em frente ao apartamento da atriz com malas de viagem, pediu para entrar e não foi recebida. A partir disso, a artista representou criminalmente contra a mulher pelo crime de perseguição.

Continua depois da publicidade

Em menos de seis meses, a mulher ainda tentou encontrar a atriz em uma pousada na Bahia e, ao retornar a São Paulo, a stalker havia lhe enviado um livro de Romeu e Julieta como presente, famoso por mostrar o amor e a morte entre os amantes. Junto, a mensagem: “para o meu Romeu, com muito amor.”

Laudo psiquiátrico

Após o episódio, conforme o g1, a Justiça de São Paulo concedeu à atriz uma medida protetiva contra a mulher. Em meados de 2023, o Ministério Público denunciou a suspeita e o juiz pediu exames para averiguar se ela tinha ou não plena consciência dos fatos. 

Em setembro do mesmo ano, a stalker descumpriu a medida protetiva ao entrar em contato com Débora pelo WhatsApp e Instagram para pedir desculpas pelo comportamento. “Me perdoa, Débora. Não deixa eu ficar com a medida protetiva de distanciamento, eu gosto muito de você e do seu trabalho, minha vida não tem mais sentido quando penso que nunca mais vou poder assistir a uma peça sua.”

A defesa da atriz pediu a prisão preventiva da mulher, que foi acatada pela Justiça. Na época, foi recebida a informação de que ela estaria em uma clínica psiquiátrica. De acordo com o g1, o advogado da suspeita argumentou que a interrupção do tratamento acarretaria em um novo surto, porém, a justificativa não convenceu e a defesa da atriz manteve o pedido de prisão.

Continua depois da publicidade

A stalker foi presa preventivamente em Recife em fevereiro deste ano. Um mês depois, a mulher passou por exames que a diagnosticaram com esquizofrenia. 

O laudo a considerou inimputável, ou seja, incapaz de reconhecer a ilegalidade dos seus atos, então sua prisão foi revogada neste ano. Ainda assim, a mulher deve cumprir algumas medidas, como manter afastamento da atriz. Caso não cumpra, ela pode ser internada provisoriamente.

Similaridade com a série

A série da Netflix mostra uma mulher chamada Martha (Jéssica Gunning) que persegue o atendente de bar e aspirante a comediante Donny (Richard Gadd). Eles se conhecem no bar onde o homem trabalha e a partir disso a stalker passa a encontrá-lo todos os dias, a fantasiar um relacionamento, a persegui-lo e ameaçá-lo. O autor da obra e intérprete do personagem principal, Gadd afirma que a história é baseada em fatos reais de sua própria vida.

Leia também

FOTOS: Conheça 5 casas com arquitetura diferenciada para alugar em SC

Hotel de Blumenau é eleito um dos melhores do mundo em premiação internacional

Como um morro em Blumenau se tornou reduto de mansões e porto seguro dos milionários