Xiang Xiang, uma bebê panda nascida há seis meses em um zoológico de Tóquio, foi apresentada à imprensa pela primeira vez, nesta segunda-feira (18), poucas horas antes de ser conhecida pelo público.

Continua depois da publicidade

Com boa saúde e pesando 12,3 quilos, o animal foi gravado ao vivo por várias emissoras de televisão, subindo uma árvore, ou mastigando raízes de bambu.

“Xiang Xiang é feliz, graças aos cuidados de sua mãe Shin Shin”, comemorou a prefeita de Tóquio, Yuriko Koike, que descreve o filhote como “um novo tesouro” para a cidade.

Para evitar o estresse causado pela presença do público, a partir desta terça, o zoo limitará o número de visitantes a um máximo de 2.000 pessoas por dia, até o final de janeiro.

Continua depois da publicidade

Diante da enorme demanda, o zoo teve de organizar sorteios para ver Xiang Xiang. Cerca de 250.000 pessoas se inscreveram.

A partir de amanhã, o zoológico também instalará uma câmera para transmissão ao vivo durante um ano para que o público possa observar a vida de Xiang Xiang.

Sua mãe teve um bebê em 2012, o que não acontecia há 24 anos nesse zoo, mas o pequeno morreu de pneumonia após seis dias.

Continua depois da publicidade

A reprodução dos pandas em cativeiro é especialmente complexa. No mundo todo, há apenas 2.000 em liberdade, que vivem em três províncias da China.

si-etb/uh/jhd/pc.zm/tt

* AFP