Na tarde de quinta-feira (31), uma situação de emergência mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Itapema e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender uma gestante em trabalho de parto. O acionamento ocorreu via Central de Operações e, ao chegar ao local, os socorristas constataram que se tratava de um parto emergencial, conhecido como parto pélvico. A bebê já estava com o corpo parcialmente exposto, mas a cabeça ainda presa e com o cordão umbilical enrolado duas vezes no pescoço.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A mãe estava consciente e de barriga pra cima na maca. Diante da gravidade da situação, a equipe do Corpo de Bombeiros iniciou o auxílio ao parto e, após alguns momentos, a criança nasceu completamente. Imediatamente, os socorristas fizeram o aquecimento e a aspiração das vias aéreas da recém-nascida, além de fornecer oxigênio. No entanto, foi observado que a bebê apresentava batimentos cardíacos acelerados, mas não chorava e estava com dificuldades respiratórias.
Rapidamente, uma motolância do Samu chegou ao local, seguida por uma equipe de atendimento avançado, composta por uma médica. Ao assumir a ocorrência, os profissionais constataram que a recém-nascida havia entrado em parada cardiorrespiratória e iniciaram a massagem cardíaca. Com a agilidade e rápida intervenção das equipes de resgate, a bebê foi estabilizada após alguns minutos de manobras.
Depois do atendimento, mãe e filha foram transportadas para o Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Ambas foram recebidas pela equipe médica, que monitorou os sinais vitais, que estavam estáveis.
Continua depois da publicidade
Leia também
Trecho da BR-470 vai passar dois meses em “siga e pare” no Alto Vale do Itajaí
Carro capota próximo à Vila Germânica em Blumenau e fica com rodas para cima; VÍDEO
Jovem pintor morre no trabalho ao sofrer choque elétrico e cair de telhado em Gaspar