O bebê Pedro, de um ano, recebeu alta após fazer um transplante de medula óssea. O menino de Joinville foi beneficiado por um doador de órgãos da Alemanha em 15 de setembro, quando foi operado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Ele estava internado há mais de um ano. Desde então, os pais Suélen Pinheiro e Alan Pinheiro esperavam ansiosamente pelo momento da alta, que aconteceu nesta terça-feira (27).

— Pedro está bem, graças a Deus. Todos os exames estão bons, agora a gente segue tratando em casa, confiantes e firmes de que nosso menino está curado — declara a mãe.

Pedro permanece internado em Curitiba, onde fez a cirurgia, pois precisa ter um acompanhamento médico e uma série de cuidados por causa do procedimento. Apesar da vitória, a mãe Suélen Pinheiro reforça o cuidado que ele precisa ter após a alta, um deles é a falta de contato com as pessoas em virtude da baixa imunidade.

Continua depois da publicidade

A melhora do menino só foi possível devido à pega da medula (recuperação das células após o transplante) no dia 19.

Contudo, Pedro passou por uma dificuldade antes da alta, que foi uma doença de enxerto. Se trata de um problema comum entre os transplantados, mas que tem necessidade de cuidados, pois pode atacar os órgãos vitais do paciente. Felizmente, a doença se manifestou apenas na pele de Pedro, sem grandes danos.

Relembre a história de Pedro

Até encontrar o doador de medula, foi uma busca sofrida e difícil da família Pinheiro. O próprio pai de Pedro, Alan, fez o procedimento de transplante, mas o corpo do filho rejeitou a medula.

Foram centenas de dias dramáticos no hospital no combate à leucemia. Uma doença que, segundo o médico Gilberto Pasqualotto, agrediu fortemente a saúde do menino.

Continua depois da publicidade

– Pedro está com uma medula zerada, sem ter função de imunidade, glóbulos vermelhos e plaquetas. Precisa de um transplante de um doador não aparentado, de um doador que vem de um banco de medula – explica.

Após tanta espera, o doador apareceu, e é do outro lado do mundo. Com a ajuda, Alan declarou que a solidariedade pode estar presente em todos os lugares.

*Com informações da NSC TV Joinville

Sob supervisão de Hassan Farias

Leia também:

Jogador do JEC Futsal é convocado para Seleção Brasileira

FIFA 23: Joinvilense Gabriel Sara estará presente em novo jogo de futebol

Justiça determina seis medidas à prefeitura na Cidadela de Joinville