Um bebê de 28 dias foi salvo com a ajuda dos bombeiros, do Samu, e da família, que foi orientada por telefone e realizou os procedimentos necessários da maneira correta. O caso aconteceu em Pomerode, no Vale do Itajaí, no bairro Testo Rega, na manhã desta sexta-feira (20). O bebê, Davi Wolfart, se engasgou, tendo as vias áereas obstruídas, e precisou ser reanimado.

Continua depois da publicidade

Ao Jornal de Pomerode, a mãe do menino, Carina Soares Wolfart, contou que, por volta das 9h30, depois de amamentar o filho e fazê-lo arrotar, colocou-o no berço, onde ele adormeceu.

– Algum tempo depois, vi que ele queria mamar de novo, então, quando fui trocá-lo, notei que ele tinha vomitado na roupa. – explicou. – Troquei a fralda e, quando fui buscar outra roupinha, vi que ele tinha vomitado de novo e estava bastante quieto. Quando calcei o sapatinho, vi ele todo roxo, e me desesperei.

Carina já iniciou a manobra conhecida como tapotagem (virar o bebê de bruços, em cima do braço, com a cabeça mais baixa que o corpo, e dar leves tapinhas nas costas, na altura dos ombros), indicada por pediatras, mas Davi não reagiu. A família, então, ligou para os bombeiros, e foi atendida pelo bombeiro voluntário Márcio Schubert. Márcio orientou Carina e, em seguida, encaminhou a ligação ao Samu. Mesmo assim, o bombeiro retornou a ligação para a família após dois ou três minutos, continuando as orientações até a chegada do Samu à residência.

– Continuei no telefone e, após cerca de um minuto, ela falou que o bebê começou a “voltar” – contou o bombeiro. – Nesse momento, senti uma sensação incrível e até me emocionei, pois, como também tenho uma filha de três meses, me coloquei no lugar da família.

Continua depois da publicidade

Após exames, foi confirmado que Davi não ficou com nenhuma sequela.

*com informações do Jornal de Pomerode