Um triste episódio marcou a madrugada desta quinta-feira (24) no quartel dos bombeiros militares do Garcia, em Blumenau. Um bebê de um mês foi levado ao local pela mãe após parar de respirar enquanto mamava. Apesar dos esforços da equipe, o pequeno morreu.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Era por volta das 4h quando a mulher chegou desesperada, descreveram os socorristas. Ela contou que percebeu o bebê inconsciente e “roxo” (a chamada coloração cianótica) enquanto o amamentava. Sem saber o que fazer, pegou o menino e seguiu para o quartel, em um trajeto que levou cerca de dez minutos.

Com o relato, os socorristas suspeitaram de engasgo e começaram as manobras para desobstrução das vias aéreas. Sem sucesso, recorreram à ressuscitação cardiopulmonar e ao uso de oxigênio. Foi solicitado apoio médico avançado, que não estava disponível no momento da ocorrência.

Os bombeiros levaram o bebê ao Hospital Santo Antônio e as manobras continuaram. No entanto, não foi possível reverter o quadro. O laudo da morte não foi obtido pela reportagem.

Continua depois da publicidade

O que fazer em caso de engasgo

Entre as medidas aplicadas em casos de engasgo está a chamada manobra de Heimlich. Há diferenças a depender do tamanho da pessoa.

Se é um bebê menor de um ano, recomenda-se virá-lo de bruços apoiado no antebraço do adulto, com a cabeça levemente para baixo e realizar 5 ‘tapas’ firmes entre os ombros. A outra mão do adulto deve estar abrindo a boca do bebê. Em caso de manter a obstrução, vira-se o bebê de barriga para cima, e com dois dedos pressiona o tórax entre os mamilos. Se houver tosse ou choro, é sinal de que houve a desobstrução.

Em caso de crianças maiores, o adulto deve posicionar-se atrás da criança (que estará de pé) e, de joelhos, abraçá-la. Com as mãos, será preciso pressionar na altura do início do estômago, forçando para dentro e para cima. É fundamental que um segundo adulto esteja preparado para acionar o serviço de emergência – Samu– nessas situações.

No caso de adultos, a manobra é parecida: por trás da pessoa, posicione os braços ao redor do abdome. Com uma mão sobre a outra e a debaixo fechada, com o dedão virado para a vítima, aperte na chamada “boca do estômago” ou região epigástrica.

Continua depois da publicidade

A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão (movimento de compressão para dentro e para cima, como se fosse a letra J).

Leia mais

Mulher mata marido com facada durante briga dentro de casa em Rio do Sul