A morte de uma bebê de um ano em um ataque de Israel ao Líbano foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil em nota publicada na segunda-feira (4). Também por nota, o Itamaraty informou que a vítima, identificada como Fatima Abbas, morreu no subúrbio de Hadeth, ao sul de Beirute.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Ela é a terceira vítima brasileira no conflito, sendo que todas eram menores de idade.
“Ao expressar à família de Fatima Abbas as mais sentidas condolências e estender toda a sua solidariedade, o governo brasileiro reitera a condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos e injustificados ataques aéreos israelenses contra zonas civis no Líbano e renova o apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades”, diz o Itamaraty.
Ao g1, familiares da bebê contaram que os pais da menina aguardavam a repatriação para o Brasil. Durante o ataque, os três foram feridos por estilhaços, mas apenas Fatima não resistiu.
Continua depois da publicidade
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, até a segunda-feira, 2.072 brasileiros e 24 animais de estimação foram repatriados na Operação “Raízes do Cedro” em apenas um mês. Além disso, ao todo, mais de 110 toneladas de suprimentos de saúde e alimentos já foram enviadas, atendendo a um pedido da Embaixada do Líbano, “sem comprometer o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil”, diz a FAB.
Leia também
Depois de quase 3 mil pedidos, governo começa operação para retirar brasileiros do Líbano
Entenda o conflito entre Israel e Líbano que dura quase 50 anos