O bebê baleia-franca encontrado morto na Praia da Joaquina, em Florianópolis, morreu após colidir com uma embarcação. O animal, que tinha poucos dias de vida, amanheceu na praia nesta segunda-feira (14) com diversos hematomas na cabeça. A informação foi confirmada pela R3 Animal após a finalização da necropsia.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A baleia era um macho de aproximadamente 5 metros de comprimento e foi enterrado na areia da Praia da Joaquina. Conforme a organização, a embarcação, provavelmente, era de grande porte devido à gravidade dos ferimentos. O animal teve hemorragia.
— Nós encontramos lesões na cabeça e no dorso do animal, hematomas que muito provavelmente foram causadas por colisão com embarcação de grande porte — diz a médica veterinária e presidente da R3 Animal, Cristiane Kolesnikovas, que é pós doutora pelo Departamento de Microbiologia e parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Segundo especialistas, as baleias-francas vêm a Santa Catarina à procura de águas mais quentes e calmas, livres de predadores. Esse ambiente é mais seguro, justamente, para filhotes recém-nascidos.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Leia também
Baleia-jubarte: os saltos e as brincadeiras da gigante do oceano
VÍDEO: 61 baleias-francas são vistas no litoral de Santa Catarina