Ao estrear em uma “casa nova”, o Blumenau Comic’s Experience (BCX 2024) mostrou ter conquistado de vez os amantes da cultura pop e geek na região. Neste ano, a segunda edição do BCX ocorreu, pela primeira vez, no Parque Vila Germânica e recebeu mais do que o dobro de visitantes se comparado a 2023: foram cerca de 9 mil pessoas prestigiando o evento neste sábado (27) e domingo (28). O sucesso foi tanto que já há expectativas para 2025, onde a organização prevê tornar o BCX ainda mais forte na maior cidade do Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí

Espalhadas pelos setores 1 e 4 do parque, as atrações mudaram a “cara” do local que costuma ser conhecido por receber “bandinhas” alemãs e pessoas com trajes típicos germânicos. Desta vez, porém, cosplayers “invadiram” o parque para ver de perto artistas, youtubers e dubladores famosos no Brasil.

Entre eles, estavam Manolo Rey — que dá voz a Sonic nos desenhos animados e ao Homem-Aranha —, Melissa Garcia — reconhecida por trabalhos em Dragon Ball Z, Irmão do Jorel e séries da Disney XD —, Cláudio Galvan — que interpreta o Pato Donald na versão brasileira —, e Carlos Alberto, o dublador oficial do Homer e do vovô Simpson. 

Dublador do Homer Simpson faz visita inédita a Blumenau no BCX: “Quero morar aqui”

Continua depois da publicidade

No sábado, a presença do youtuber Luba também rendeu alvoroço do público, que aguardava a palestra com o produtor de conteúdo. Uma das fãs era a dona Terezinha Aparecida Foltcz, segurança do BCX. A funcionária comoveu a organização do evento ao revelar a importância que o streamer teve na vida dela e da filha. Por isso, houve uma força-tarefa para colocá-la frente a frente com o ídolo. Um vídeo mostra o momento em que os dois se encontram pela primeira vez e dona Terezinha vai às lágrimas. Assista.

Fotos revelam criatividade das fantasias em 2024

Apresentações de k-pop e concurso de cosplay também marcaram o evento, que contou ainda com expositores, shopping geek, arena gamer, espaço medieval e flash tattoo — entre outros estandes montados no setor 1. Segundo os responsáveis pelo BCX, algumas lojas que vendiam produtos no local acabaram com o estoque ainda no sábado, enquanto alguns relataram ter comercializado em um fim de semana o que levariam um mês para vender. 

— A frase é clichê, mas novamente: nós, como organizadores, estamos com a sensação de dever cumprido. Finalizamos com grande expectativas para a próxima edição, esperamos melhorar ainda mais. Todo evento é um aprendizado, então, vamos continuar aprendendo sempre, para voltar em 2025 ainda melhor — ressalta um dos idealizadores do BCX, André Santos. 

Continua depois da publicidade

BCX 2024 em Blumenau revela magia do mundo pop e geek: “Uma fábrica de sonhos”

Datas, no entanto, ainda não foram divulgadas. A primeira edição do evento ocorreu em julho de 2023, no Teatro Carlos Gomes. À época, cerca de 4 mil pessoas passaram pelo local, que também trouxe o famoso dublador Guilherme Briggs a Blumenau. Assim como no ano passado, o BCX foi além do entretenime e se mostrou solidário ao arrecadar quatro toneladas de alimentos através da Liga da Super-Ação. A entidade sem fins lucrativos da cidade já havia participado da edição passada, quando conseguiu uma tonelada de comida.

Este ano as doações serão entregues para a comunidade da Coripós, entidade AAPPMielo, projeto Encantar, Amigo Esperança e Shalom. 

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

A emoção de deficiente visual ao voltar a trabalhar após anos desempregada em Blumenau

Morador da Vila Itoupava em Blumenau chega aos 105 anos e esbanja disposição em festa