O Banco Central trabalha para reunir informações de todos os bancos em um único aplicativo. A informação foi confirmada pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto e divulgada pelo g1. A expectativa é de que a plataforma esteja disponível até o fim de 2024,
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
— Você vai ter seu fluxo [financeiro de todos os bancos] consolidado em um instrumento só. Então hoje a gente paga o cartão de crédito, e tem aquele ‘dois de três [parcelas], cinco de oito’, e você não sabe mais quanto que você deve. Você vai apertar um botão [no agregador financeiro] e vai ter lá todo o seu fluxo de caixa, como as empresas fazem hoje. Isso vai estar disponível para as pessoas físicas — disse.
Entre as funcionalidades do “superaplicativo” estarão: escolher de qual banco retirar recursos ou fazer pagamento via Pix ou crédito, mostrando a taxa de juros de cada um, conversão de moeda física pra digital, possibilidade de investimentos e unificação do fluxo de débitos em uma única ferramenta.
— Se quiser fazer crédito, vai aparecer a taxa de juros que cada banco para aquela operação. Vai poder competir online pela sua operação — afirmou o presidente.
Continua depois da publicidade
No fim do ano passado, Campos Neto já tinha afirmado que, em sua visão de futuro, não é razoável esperar que as pessoas tenham que lidar com diferentes aplicativos para acessar as mesmas informações e serviços.
Leia também
Relatório técnico do TCE sugere suspender Universidade Gratuita