A estimativa da cidade é receber neste verão, entre dois a quatro milhões de turistas. Para garantir a qualidade e o bem-estar na estadia do grande fluxo de pessoas, a cidade investiu em reforços na segurança pública. E os resultados do aumento da estrutura já começaram a aparecer: durante o Réveillon, uma das maiores festas do país que reuniu mais de um milhão de pessoas, a Guarda Municipal registrou poucas ocorrências. Ao todo, foram recolhidas seis caixas de som e registrados os furtos de dois telefones celulares e duas bicicletas.
Continua depois da publicidade
Para garantir eficiência no atendimento aos participantes da celebração, a Prefeitura de Balneário Camboriú, através da Guarda Municipal e dos Agentes de Trânsito, organizou uma operação especial. Toda a Avenida Atlântica foi ocupada pelos efetivos, que fecharam as vias e se dividiram em espaços estratégicos, para assim, conseguirem proteger a vida de todos que estiveram na praia durante a virada de ano.
Além disso, a Prefeitura investiu na instalação de uma base de segurança na faixa de areia, o Centro de Controle Operacional (CCO), que conta com uma central de monitoramento com câmeras em toda a praia, além de UTVs, que são veículos usados para facilitar a locomoção na faixa de areia.
Apoio para turistas e moradores
O CCO é um dos principais destaques de Balneário Camboriú para a temporada de verão de 2023/2024. Localizado na altura do Calçadão da Avenida Central, o local servirá de apoio à população local e ao turista, com diversos atendimentos disponíveis. Neste ano, além da atuação do Réveillon, que atendeu a comunidade ao longo de 24h, o CCO anunciou outras novidades: uma área kids, para atender os casos de crianças perdidas na praia, além de atendimento das Secretarias de Segurança, Inclusão Social, Saúde, BC Trânsito e Fiscalização de Posturas.
Para garantir a segurança dos banhistas, a Guarda Municipal e a Polícia Militar firmaram um comitê de crise no local, com monitoramento constante a qualquer intercorrência que possa acontecer aos banhistas. Integram a estrutura câmeras de monitoramento, viaturas e quadriciclos, além de uma equipe especializada para atender as demandas dos moradores de forma imediata durante o dia todo.
Continua depois da publicidade
— A estrutura é uma importante parte das ações de verão de Balneário Camboriú. Há anos, é reconhecida principalmente por oferecer qualidade no atendimento à população, com eficiência e qualidade — afirma o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.
Além das ações no âmbito da segurança pública, a Secretaria de Saúde também está no CCO para realizar a aferição de pressão arterial, glicemia, reposição de sonda de colostomia, curativos — que incluem queimaduras causadas por água- viva—, orientações e acolhimento.
Já a BC Trânsito está presente para atuar na liberação de veículos no local, além de promover ações educativas para as crianças. A Inclusão Social também tem um espaço, destinado ao apoio emocional, atendido pelo Programa Abraço e o serviço de Abordagem Social. O CCO estará disponível para atendimento todos os dias, das 7h às 19h, até o início de março.
Ações fora das praias
Para garantir conforto na estadia de todas as pessoas que estiverem em Balneário Camboriú na alta temporada, a Prefeitura adotou uma série de medidas. Entre elas, estão estratégias planejadas pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) para não haver registro de falta de água durante a estação.
Continua depois da publicidade
Além disso, as linhas de ônibus disponíveis foram aumentadas para garantir o deslocamento das pessoas, inclusive, com gratuidade para moradores e turistas. Já na segurança pública, equipes qualificadas estão com viaturas em todos os bairros da cidade.
Para acompanhar todas as novidades de Balneário Camboriú durante o verão, acesse o canal BC é + Verão.
Leia também
Como foi a queima de fogos e o show de drones do Réveillon 2024 em Balneário Camboriú
BC é + Verão: Projeto revela o melhor da temporada de verão em BC