O Banco Central (BC) distribuiu comunicado ao mercado, no final da tarde de quarta-feira, no qual anuncia que fará dois leilões na quinta para venda de até US$ 4 bilhões no mercado interbancário de câmbio. Serão leilões compromissados com recompra futura. Os leilões, a cargo do Departamento de Operações das Reservas Internacionais (Depin) estão agendados para as 11h15min e 11h30min, e deles poderão participar, exclusivamente, instituições credenciadas pelo BC para operar câmbio, conhecidas no jargão do mercado como “dealers”.
Continua depois da publicidade
As operações de venda serão liquidadas no dia 26 e as liquidações de compra pelo BC ocorrerão em 1º de novembro deste ano e 1º de abril do ano que vem, respectivamente. A taxa de câmbio para acolhimento das propostas será a taxa de venda registrada pelo BC no boletim das 11 horas de quinta.
O uso das reservas internacionais para enfrentar a alta cotação da moeda norte-americana, que nesta quarta ultrapassou R$ 2,45, faz parte da estratégia do presidente do BC, Alexandre Tombini, que cancelou uma viagem que faria nesta quarta aos Estados Unidos para reunião com dirigentes de bancos centrais.