O banco central de Portugal informou nesta terça-feira que o resultado da economia este ano será pior do que o previsto há dois meses, mas que a economia deve começar a melhorar no fim do ano e voltar a crescer em 2014. O Banco de Portugal agora prevê que a economia vai contrair 1,9% este ano, mais do que os 1,6% previstos em novembro. A instituição também revisou o crescimento das exportações para baixo, de 5% para 2%.

Continua depois da publicidade

Segundo o banco central, a economia se recuperará a partir do final do ano e crescerá 1,3% em 2014, desde que o governo introduza novas medidas de austeridade este ano. Os número divulgados pela instituição são ainda mais distantes da previsão do governo para este ano, de contração de 1%.

Portugal está em recessão desde 2011, quando buscou com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) um resgate no valor de 78 bilhões de euros (US$ 99,8 bilhões), que termina em 2014. Desde então, o governo tem se comprometido com cortes de gastos e aumentos de impostos para combater seu déficit orçamentário.

Para 2013, o primeiro-ministro do país, Pedro Passos Coelho, anunciou um pacote de austeridade focado no aumento das alíquotas de imposto de renda. Esse aumento, que havia sido anunciado em novembro, deve elevar a arrecadação do governo em 30% este ano, para ajudar a reduzir o déficit orçamentário para 4,5% do PIB.

Continua depois da publicidade