O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) injetou nesta sexta-feira mais cem bilhões de yuans (US$ 15,21 bilhões) no sistema financeiro por meio de operações de mercado aberto, ampliando a injeção líquida na semana para o montante recorde de 690 bilhões de yuans.
Continua depois da publicidade
Essas ações normalmente ocorrem às terças e quintas-feiras, mas o PBoC anunciou na véspera que, excepcionalmente, atuará nos dias úteis do período entre esta sexta e 19 de fevereiro.
China injeta US$ 52 bi adicionais em seu sistema financeiro
Desde a semana passada, o PBoC vem intensificando as injeções de capital, com o objetivo de prover liquidez antes do feriado do Ano-Novo chinês, que será na segunda semana do próximo mês.
O BC chinês também busca conter a aceleração da fuga de capitais, em um momento em que crescem os temores com a saúde econômica da China e com a turbulência recente nos mercados financeiros do gigante asiático.
Continua depois da publicidade
Economia da China registra o menor crescimento em 25 anos
Na quinta-feira, o PBoC injetou 340 bilhões de yuans via operações de mercado aberto, após fornecer 440 bilhões de yuans na terça.
A última vez em que o PBoC fez uma injeção líquida semanal semelhante foi em fevereiro de 2013, quando o total oferecido atingiu 662 bilhões de yuans.