Uma sequência de vídeos inusitados registrou dezenas de formigas lutando contra outras espécies e predadores por uma paçoca. Apesar de ser uma atividade diária na vida dos insetos, a ação transmitida na rede social X (antigo Twitter) alcançou mais de 10 milhões de visualizações. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
As filmagens no estilo “BBB”, com atualizações instantâneas, foram feitas por César Favacho, que é entomólogo, um estudioso da vida dos insetos, e que decidiu compartilhar a rotina das formigas lutando pelo alimento em seu perfil.
SC passa dos 300 mil casos prováveis de dengue e registra 224 mortes pela doença
Entre as principais curiosidades da série de vídeos, está a briga entre espécies. É que enquanto as formigas tentavam levar a paçoca para o ninho, outras maiores queriam tomar conta do território. Para evitar a perda do alimento, elas construíram uma espécie de muralha para proteger o doce, mas foram surpreendidas por um pássaro que quase levou a paçoca.
Continua depois da publicidade
Mas esses não foram os únicos personagens, já que quando as formigas achavam que tinham vencido, uma mosca decepadora de cabeças, que mata formigas, entrou em cena.
Curiosidades dos insetos
Enquanto acompanha o desfecho da história, Favacho revelava curiosidades sobre as espécies presentes no vídeo.
— Sabia que as formigas-de-fogo, essas que aparecem em casa, não se alimentam do que levam para o formigueiro? Elas fazem isso para alimentar as larvas que ainda não viraram formigas. Quando adultas elas, na verdade, só consomem o alimento líquido. Ou que, mesmo minúsculas, o exército de formigas quando encontra um alimento se divide entre quem leva os pedaços para o ninho, enquanto um outro grupo constrói uma muralha para evitar que outros insetos ataquem a comida — contou o pesquisador.
Criança de 2 anos morre após sofrer acidente com máquina agrícola em SC
Segundo ele, nos vídeos as pessoas puderam ver um pouco do que as espécies costumam passar diariamente.
Continua depois da publicidade
— As pessoas puderam acompanhar um processo que acontece muito devagar, que no dia a dia não dá para acompanhar. Acho que isso chamou a atenção. Elas sabem mais ou menos como funciona o universo das formigas, mas nunca puderam observar isso — disse o entomólogo, César Favacho.
Confira um trecho da briga entre as espécies
CARAMBA! Apareceu uma mosca DECEPADORA DE CABEÇAS!!
— César Favacho ~ Fluente em Bicho e Foto 🐜🦗🪰📷🎥 (@CesarFavacho) May 19, 2024
16/ pic.twitter.com/LMF7j9fnZy
A prova de resistência pela paçoca
Depois que as formigas-de-fogo chegaram, elas foram surpreendidas por saúvas (Atta). Elas são maiores e apesar de todos acharem que levariam a paçoca, elas tiveram que desistir, mas não antes de brigar.
As formigas-de-fogo tem um ferrão que usam para atacar as inimigas. Primeiro, uma saúva percebeu o doce e chegou a acionar um “batalhão”, mas depois de muita briga, desistiram da paçoca.
Continua depois da publicidade
Adolescente é atacada e arrastada para o mato em tentativa de estupro em Jaraguá do Sul
Depois das saúvas, as formigas ainda tiveram que enfrentar a chuva, que molhou a paçoca. Para não perder o doce e ainda proteger de possíveis novas invasoras, elas se dividiram em equipes: um grupo recolheu detritos de terra e montou uma muralha no entorno da paçoca, enquanto o outro seguiu levando pedacinho por pedacinho para o formigueiro.
— Essa ‘areia’ que às vezes se vê no entorno de alimentos atacados por formigas é por esse trabalho em equipe, feito para proteger. Elas levaram um dia para completar esse processo — explicou Favacho.
Depois de vencer as saúvas e a chuva e estarem há dois dias pegando paçoca, elas ainda não tinham vencido. Elas precisaram enfrentar a mosca decepadora de cabeças. Essa mosca é uma parasita de formigas, conhecida por decapitar os insetos. Essas moscas põem seus ovos no corpo das formigas, pousando na cabeça delas, que depois são decapitadas.
Como uma pequena pastelaria de SC se tornou um negócio milionário
Algumas formigas foram atacadas e mortas pela vilã, mas elas estavam em maior número e seguiram o trabalho.
Continua depois da publicidade
Vitória parcial
Depois de oito dias, as formigas-de-fogo conseguiram tomar a paçoca completamente. Quase uma semana depois, ela estava coberta por terra, para proteger das oponentes, e com um tamanho já reduzido, já que boa parte foi levada.
Mas a natureza agiu com a chegada do mau tempo e, com ele, a chuva. A paçoca molhou e, coberta de terra, passou a mofar. Com isso, as formigas deixaram de se interessar pelo doce e o abandonaram.
— Esse processo é o movimento da natureza. As formigas-de-fogo venceram e agora é a vez dos fungos agirem — pontua Favacho.
Veja fotos da briga das formigas pela paçoca
Continua depois da publicidade
Leia mais
Moradora de SC resgata cachorro das enchentes do RS e compartilha “nova vida” do filhote
Com sede em SC, um dos melhores clubes do Brasil completa 100 anos