A equipe de Maycon, participante do BBB 24, se pronunciou na noite desta terça (9) sobre as críticas que o catarinense vem enfrentando nas redes sociais. Durante a madrugada, na prova de resistência, o cozinheiro escolar fez piadas sobre o participante Vinicius Rodrigues, atleta paralímipico. A web afirma que a atitude foi capacitista e pede que Maycon seja o primeiro eliminado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O pronunciamento foi publicado nas redes sociais de Maycon. “Como equipe da administração do perfil do brother, lamentamos sinceramente pelo ocorrido”, diz o texto, sem entrar em detalhes.
A nota continua dizendo que Maycon “terá a oportunidade de refletir sobre suas falas e ações”. A equipe também diz que “está aqui para apoiá-lo nesse processo de crescimento” e frisa que “todos enfrentamos desafios e temos oportunidade para aprender e melhorar”.

Entenda o caso
No início da prova de liderança, Maycon escolheu Vinícius, que tem uma perna amputada, para fazer o circuito: “Bora brincar Vini?”, disse o cozinheiro, seguido de comentários sobre a performance do atleta, que precisou retirar a prótese da perna para passar pelos obstáculos.
Continua depois da publicidade
— Sobe de boa isso aí (se referindo a escada), Vinicius. A cara dele fechada de mal já. Ele falou que queria correr hoje — disse Maycon.
Em seguida, o catarinense sugeriu colocar um apelido na prótese de Vinicius Rodrigues.
— Vamos botar um nome no “cotinho”. A gente pode botar um apelido no “cotinho”? Te batizar? — pede o catarinense, deixando Vinicius desconfortável.
No Twitter, os internautas acusaram Maycon de capacitismo, e pediram que ele fosse o primeiro eliminado do programa. Capacitismo é a discriminação de pessoas com deficiência e a subestimação da capacidade e aptidão dessas pessoas.
Continua depois da publicidade
Leia também
BBB 24: Familiares e amigos do catarinense Maycon falam sobre expectativa para o reality