O ano de 2022 reserva muitos acontecimentos que devem mobilizar o Brasil inteiro. Dois deles são o BBB 22 e também as Eleições gerais. São cerca de seis meses de diferença entre o fim do reality e o dia das Eleições 2022.
Continua depois da publicidade
> Compartilhe essa notícia no WhatsApp
Separamos algumas “coincidências”, ou não, sobre os dois assuntos que devem dar o que falar durante o ano todo.
O BBB 22 deve ter a lista de participantes divulgada no dia 14 de janeiro, durante a programação da Rede Globo. O reality show está marcado para começar no dia 17 de janeiro, segunda-feira. A data é diferente dos outros anos, quando o programa iniciava em uma terça-feira.
> Participantes do BBB 22 são divulgados nesta sexta; veja em tempo real
Continua depois da publicidade
Votação
No jogo onde pessoas precisam conviver durante cerca de três meses para levar o prêmio de R$ 1,5 milhão é o público quem decide quem fica e quem sai da casa, tirando a oportunidade de conseguir faturar o dinheiro.
A votação do BBB 22 funciona de forma on-line onde qualquer pessoa pode votar de forma ilimitada, ou seja, quantas vezes quiser. Os votos são auditados e contabilizados. Os chamados “paredões” do Big Brother já tiveram números históricos de votação nas edições passadas.
Já nas Eleições 2022 a forma de votação é diferente, a começar pelas regras. É necessário ter no mínimo 16 anos para poder votar no Brasil. A partir dos 18 anos, o voto se torna obrigatório para todos os brasileiros.
O esquema também é diferente. As Eleições 2022 elegem além do Presidente da República outros cargos como Deputado Federal, Estadual e Distrital, Senador e Governador.
Continua depois da publicidade
É necessário ter a maior porcentagem de votos válidos para eleger alguém ao cargo. No entanto, caso não seja 50% + 1 de votos, as eleições devem ter o segundo turno com os dois candidatos mais votados do primeiro turno.
> Veja spoilers do BBB 22 e participantes cotados
Campeões e eleitos
O Brasil já teve 38 Presidentes da República. Sendo que 18 deles foram eleitos de forma direta, através da votação nas urnas. Desde que o Brasil se tornou uma República os presidentes do país foram escolhidos de formas diferentes. Antes, eram eleitos indiretamente, empossados por movimento revolucionário e juntas governativas provisórias.
No Brasil também é possível ser eleito presidente através de ascensão pela linha sucessória. O caso mais recente no país foi quando Dilma Rousseff sofreu impeachment e Michel Temer assumiu o governo em agosto de 2016.
> BBB 22: quando começa e como será a estreia
Participantes
Assim como no BBB, as Eleições no Brasil também têm especulações sobre quem serão os candidatos aos cargos públicos. Entre anônimos e “famosos”, os dois locais mostram concorrentes bem diferentes.
Continua depois da publicidade
Ex-BBB eleito a cargo público
O ex-BBB, Jean Wyllys, é um jornalista, professor universitário e político brasileiro. Ele foi ganhador da quinta edição do Big Brother Brasil. Wyllys foi também deputado federal pelo Rio de Janeiro, com mandato de 2011 a 2019.
Ele foi eleito pela primeira vez para a Câmara dos Deputados em 2010. Já nas eleições de 2014, foi reeleito como o sétimo mais votado entre os candidatos a deputado federal do estado do Rio de Janeiro, com quase 145 mil votos válidos.
> Veja os pré-candidatos à presidência nas eleições 2022
A participação no Big Brother Brasil custou o emprego da acreana Gleici, após ela entrar no reality show em 2018. Em decisão publicada no Diário Oficial, o governador do estado a exonerou de um cargo em uma secretaria pública.
Ela havia sido nomeada em 2015 para o cargo na Secretaria de Articulação Institucional. Segundo informações do G1, a remuneração era, em 2016, de R$ 2.688,00.
Continua depois da publicidade
Leia também
Big Brother Brasil: por onde anda o primeiro participante catarinense do reality show
Veja quanto Tadeu Schmidt pode ganhar ao apresentar o BBB 22
Melhores memes do BBB 21: “Eu sou maquiadora”, samambaia sarradora e Lumena não autorizou