O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que a orientação é que o Banco do Brasil (BB) continue a comprar o máximo de carteiras de bancos menores para se tornar a maior instituição bancária do país.
Continua depois da publicidade
O BB já incorporou os bancos dos Estados do Piauí e de Santa Catarina (Besc). Em negociação, está a compra do Banco Regional de Brasília (BRB).
– Se tiver outras coisas no mercado, que apareçam, porque estamos dispostos a transformar o Banco do Brasil não apenas no maior banco, mas no muito maior banco deste país – disse Lula, durante encontro com superintendentes e dirigentes da instituição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Lula cobrou expansão da atuação do BB na América Latina, África e China, país com o qual o Brasil mantém fluxo comercial de US$ 40 bilhões. Atualmente, o BB tem apenas um escritório em território chinês. A expectativa é instalar uma agência em 2010.
O presidente sugeriu ainda que o Banco do Brasil se associe à Caixa Econômica Federal para a oferta de financiamento habitacional, pois acredita que o último não terá condições de arcar sozinho com esse tipo de operação.
Continua depois da publicidade
– A Caixa não dá conta da dimensão do que vai acontecer aqui nos próximos anos. Vamos ser sócios – afirmou o presidente.
O encontro de Lula com funcionários do banco foi fechado à imprensa.