A eliminatória mais emocionante das oitavas de final da Liga dos Campeões acabou sendo justamente a última partida a terminar. E o Bayern de Munique conseguiu uma classificação histórica na Allianz Arena, em um jogo que praticamente repetiu a partida de ida, na Itália.
Continua depois da publicidade
A Juventus começou bem demais e abriu 2 a 0 no primeiro tempo, podendo fazer mais, com direito a gol mal anulado. Depois foi a vez do Bayern de Munique recuperar o placar e empatar aos 45 minutos do segundo e levar à prorrogação. No tempo extra, dois que vieram do banco foram os heróis: Thiago Alcântara e Coman – este emprestado ironicamente pela Velha Senhora – garantiram o 4 a 2.
Leia mais:
Trio MSN marca e garante classificação do Barcelona contra o Arsenal
David Beckham revela que pode voltar aos gramados: “Talvez eu jogue mais um ano nos EUA”
Continua depois da publicidade
Jornal espanhol ressalta “ostracismo” de Damião no Betis
Com diversos desfalques, Massimiliano Allegri resolveu mexer na Juve. Colocou Khedira, Pogba e Hernanes no meio, com boa marcação e ótima técnica, além de Cuadrado e Alex Sandro mais abertos, e Morata lá na frente. Do outro lado, o Bayern teve o meio-campo com Xabi Alonso, Vidal, Ribéry e Douglas Costa, além de Müller e Lewandowski na frente. Nenhuma novidade. Mas o time alemão estava nervoso demais em campo.
E demonstrou isso logo. O Bayern tinha mais posse, como sempre, mas esbarrava em um adversário cascudo e experiente. Era difícil demais causar danos. E lá atrás, um nervosismo inexplicável. O gol da Juve saiu logo aos cinco minutos. Lançamento de Khedira buscando Lichtsteiner na área, Alaba acabou se embolando com Neuer, o lateral-direito conseguiu complicar tudo e a bola sobrou para Pogba, de frente para o gol e sem goleiro. O craque francês não perdoou.
A partida continuou com a mesma pegada. A Juventus ainda teve um gol muito mal anulado. E seria em mais uma falha de Neuer: o camisa 1 saiu muito mal, sofreu a interceptação de Khedira e Morata fez de cobertura. O auxiliar marcou impedimento incorretamente. Mas o segundo gol ainda viria no primeiro tempo mesmo. Após erro de Alaba no ataque, Morata emplacou uma arrancada sensacional, fintando quem aparecia na frente, dando drible da vaca em Kimmich e lançando ótimo passe para Cuadrado. Com uma frieza polar, o colombiano limpou Lahm, deixando o capitão rival no chão, e ampliou.
O Bayern só foi criar uma boa chance aos 41. Douglas Costa chutou, a defesa cortou e Lewandowski rebateu, mas Buffon estava lá. A resposta veio logo. Ainda no primeiro tempo, quase saiu mais um da Juve. Mas foi para o intervalo com a vantagem em dois gols.
Continua depois da publicidade
Na volta para o segundo tempo, Pep Guardiola colocou Bernat no lugar de Benatia, para ter mais gente ofensiva em campo. E a Juventus tinha mais 45 minutos para segurar uma pressão que certamente viria. O Bayern continuou com posse, mas a Velha Senhora conseguia controlar a partida sem correr tantos riscos. Morata chegou a ter duas belas oportunidades ainda nos primeiros minutos.
Guardiola mexeu de novo. Tirou Xabi Alonso e colocou Coman, curiosamente emprestado pela Juventus. E aí sim o Bayern acordou de vez. Tocava, tocava, tocava… Era difícil. Só foi conseguir pelo alto. Douglas Costa acertou cruzamento perfeito para Lewandowski, que subiu bem para diminuir.
Daí para o fim, a pressão só aumentou. Praticamente 20 minutos para buscar o empate e a prorrogação. Foi ataque a todo momento, bola na trave. E acabou vindo o gol, nos acréscimos. Aos 45min. Vidal roubou de Evra na frente da área e abriu para Coman, que cruzou na cabeça de Müller. Explosão na Allianz Arena e tempo extra.
Na prorrogação, a Juventus voltou a jogar. Mandzukic até obrigou Neuer a trabalhar. Mas logo veio o equilíbrio. E o herói do dia ainda iria entrar. Thiago Alcântara veio para o lugar de Ribéry e, depois de um corte não muito bom da defesa, o meia recuperou, tabelou com Müller, e chutou bonito para fazer.
Continua depois da publicidade
Ainda faltavam pouco mais de 10 minutos. Mas a vaca italiana já tinha ido para o brejo. Logo depois, Coman recebeu de Pogba, disparou, invadiu a área, parou e chutou colocado, de esquerda, vencendo Buffon. A Juventus ainda tentou nos últimos minutos, mas o Bayern não deu mole e vai às quartas de final.
*LANCEPRESS