O bloco Batuqueiros do Limão começou, nesta sexta-feira (17), a programação de folia do Carnaval 2023. Comemorando o aniversário de 54 anos do grupo, completados no dia 12 de fevereiro, os entusiastas da festa de rua se reuniram no Centro de Florianópolis no período da tarde. Trata-se do bloco de rua mais antigo de Santa Catarina em atividade e o primeiro da história da Capital.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

A concentração dos foliões começou por volta das 15h na praça Pereira Oliveira, no Quiosque do Mozo. O local já faz parte das tradições de Carnaval do bloco e contou com muito samba e músicas tradicionais de carnaval tocadas pela equipe de batuqueiros e batuqueiras.

Além do primeiro dia de festa, o bloco se reúne também nos próximos quatro dias para festejar o Carnaval após dois anos de pandemia. Confira abaixo.

Programação do bloco para os próximos dias

  • Sábado, 18 de fevereiro – Concentração na Sede do Bloco a partir das 12h. Celebração de aniversário de 54 anos com bolo às 18h. Saída pelo Saco dos Limões em direção à Praça XV.
  • Domingo, 19 de fevereiro – Tradicional Carnaval na pracinha Abdon Batista, no Saco dos Limões, a partir das 12h. Às 17h, recepção do Rei Momo e sua corte. Desfile acontece pelo bairro a partir das 18h.
  • Segunda-feira, 20 de fevereiro – Concentração na Sede a partir das 12h, com saída pelo bairro a partir das 18h, com destino à Praça XV.
  • Terça-feira, 21 de fevereiro – Concentração na Sede a partir das 12h, com saída pelo bairro a partir das 19h, com destino à Praça XV.

Continua depois da publicidade

Primeiro bloco da Capital

A história do primeiro bloco de rua de Florianópolis começa em fevereiro de 1969, em plena ditadura militar. Na época, brincar de Carnaval poderia ser um dos únicos momentos de festa para muitas pessoas. E, por isso, o Batuqueiros do Limão começou a tradição dos cortejos e desfiles pelas ruas do bairro Saco dos Limões.

Nas cinco décadas de história, o número de foliões só aumenta. Até antes da pandemia, cerca de 300 pessoas saem no bloco durante os 5 dias da festa. A equipe de batuqueiros e batuqueiras é composta de 100 músicos.

Mesmo que alguns participantes não morem mais no bairro que originou o bloco, o espírito de amor pelo Saco dos Limões continua. A região segue sendo palco de desfiles e ponto de encontro e de muitos dos foliões.

Leia também

Carnaval em SC tem maioria das praias próprias para banho; veja onde curtir

Florianópolis tem 12 festas de Carnaval para crianças; veja lista dos eventos infantis

Florianópolis faz campanha contra importunação sexual no Carnaval; saiba como denunciar