Os joinvilenses devem se preparar para o samba no pé e o batuque no tambor neste fim de semana. A cidade terá um “esquenta” carnavalesco com o Grito de Carnaval, que acontece neste sábado (4), no Museu da Arte de Joinville (MAJ), e deve reunir diversos bloquinhos de rua. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

À CBN Joinville, o gerente de Eventos da Secretaria de Cultura e Turismo, André Guesser, afirma que a atividade faz parte de uma programação diversificada do Carnaval em Joinville. O evento terá início às 18h com a concentração dos bloquinhos. Já às 19h, haverá um cortejo dos foliões até a rua Max Colin. 

De acordo com a prefeitura de Joinville, a festa popular será transferida para o domingo (5) em caso de chuva. O local e horário serão os mesmos.

Escolas de samba de Joinville e prefeitura se unem para resgatar e valorizar o Carnaval

Continua depois da publicidade

A programação ainda inclui, no dia 11 de fevereiro, o desfile das escolas de samba. Neste ano, a atividade contará com a participação da Fusão do Samba, Unidos do Caldeirão, Príncipes do Samba e Unidos pela Diversidade. Além disso, haverá música e lavagem da avenida com o grupo Afoxé Omilodê. 

Para este ano, também está prevista mudança na estrutura. A concentração, desta vez, sairá da Beira Rio, na altura do Burger King, e irá em direção ao Centreventos, possibilitando que as escolas permaneçam apenas neste circuito. A alteração, segundo a prefeitura, é visando a menor interferência possível no trânsito.

Além disso, pensando em pessoas com deficiência e idosos, terá um elevado de 40 centímetros na arquibancada e vagas reservadas no estacionamento do Centreventos. Haverá também banheiros químicos e convencionais para a população e um esquema específico de segurança já foi montado, com a participação das guardas Municipal e de Trânsito, além de empresas privadas.

Já no dia 12, haverá o “Carnaval da família”, com uma rua de lazer para as crianças, com músicas infantis, e “pet folia”, voltado para quem quer levar os animais de estimação nas festas. As festividades encerram às 17h com um cortejo de blocos.  

Continua depois da publicidade

Após dois anos sem Carnaval por causa da pandemia da Covid-19, André ressalta a ansiedade para o evento e a ideia de Joinville não competir com as festas de outras cidades da região. 

— Antecipamos o oficial para um fim de semana antes para não competir com as festas do Litoral — explica. 

Confira programação completa do Carnaval em Joinville:

Sábado, 4 de fevereiro – Grito de Carnaval no MAJ

Sábado, 11 de fevereiro – Desfile das escolas de samba

18h: Concentração dos foliões

20h: Lavagem da avenida pelo Afoxé Omilodê

22h: Desfile da escola Fusão do Samba

23h: Desfile da escola Unidos do Caldeirão

0h: Desfile da escola Príncipes do Samba

1h: Desfile da escola Unidos da Diversidade

Domingo, 12 de fevereiro – Carnaval da família

13h às 17h: Carnaval Infantil

13h às 17h: Rua do Lazer

13h às 17h: Pet Folia

17h às 20h: Encontro dos blocos

Sexta, 17 de fevereiro – Baile da Carnaval da Liga

Domingo, 19 de fevereiro – Baile de Carnaval infantil da Liga

Leia também

Quando começa o Carnaval 2023? Veja datas das maiores folias do País e mais

Carnaval 2023: diária média de hospedagem varia até 46% em cidades de SC

Dupla Anavitória faz shows em Joinville e Jaraguá do Sul; veja as datas