O presidente do Avaí e da Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), Francisco Battistotti, vai à Confedração Brasileira de Futebol (CBF, com sede no Rio de Janeiro) nesta segunda-feira (26) para uma reunião com o obejtivo de tentar antecipar a utlização do VAR na Série B. O dirigente revelou a intenção em entrevista à CBN Diário.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp
A tecnologia do árbitro de vídeo está disponível em todos os jogos da Série A 2021 e a partir das oitavas-de-final da Copa do Brasil. Na última semana, a CBF confirmou que o VAR será também implantado no returno da segunda divisão nacional, e nas fases finais da Série C e D. O custo será totalmente bancado pela entidade.
– Isso trará mais justiça ao jogo e mais segurança aos árbitros – afirmou o atual presidente da CBF, Antônio Carlos Nunes, em divulgação pelo site da confederação.
> A estreia do VAR em Criciúma
Continua depois da publicidade
Segundo Battistotti, a ANCF enviou um documento à CBF com o pedido para a utilização da ferramenta. O colunista Roberto Alves confirmou, em primeira mão, a indicação para o VAR na Sèrie B a partir do segundo turno da competição – que, após os jogos deste domingo (25), terá ainda mais cinco rodadas para o fim do turno.
> Acompanhe todas as notícias das Olimpíadas de Tóquio
– Nós constatamos que, de 90 jogos da Série B, 32 árbitros escalados eram das Séries C e D. Ou seja, cerca de 30% dos jogos foram apitados por árbitros menos experientes, e isso acarreta uma situação de probabilidade maior de erro. Então, o VAR vai ajudar muito nisso – disse o presidente da ANCF.
