A busca por uma vida mais ativa e saudável muitas vezes esbarra numa rotina que drena nossa energia, resultando em desânimo, indisposição e cansaço.
Continua depois da publicidade
Driblar o excesso de tarefas do dia a dia não é fácil, mas é possível adotar hábitos que permitam desempenhar todas as obrigações diárias com efetividade e conseguir aproveitar os momentos de folga.
5 hábitos para quem deseja ter mais disposição no dia a dia
Criar bons hábitos e mudar a rotina nem sempre é fácil, pois exige adaptação do corpo e do cérebro às novas atividades. Isso pode levar alguns dias, mas, no fim, é recompensador sentir-se com mais disposição, terminar o dia com a sensação de dever cumprido e ainda ter energia para aproveitar os bons momentos da vida.
- Hidratação
Se o corpo humano é composto por cerca de 70% de água, a água é o elemento mais importante para o funcionamento correto do organismo.
Continua depois da publicidade
A falta de água é um dos fatores que causam fadiga e indisposição. Quem não tem hábito de beber água pura pode saborizar, naturalmente, a água adicionando umas rodelas de limão, pedaços de gengibre ou de alguma fruta ou pau de canela.
O consumo ideal é de mais ou menos dois litros de líquido por dia. Dando preferência à água pura, é possível complementar com sucos naturais, água de coco e chás sem açúcar.
- Alimentação
Alimentos processados, ricos em açúcares, gorduras ou carboidratos refinados drenam a energia e causam danos ao corpo. Já uma alimentação equilibrada contribui para o funcionamento correto do metabolismo.
Por isso é fundamental incluir mais alimentos in natura no cardápio. Frutas, verduras, legumes, proteínas magras e grãos integrais possuem são ricos em nutrientes e fornecem energia sem causar picos glicêmicos, que desestabilizam os níveis de açúcar e podem desregular a produção de hormônios, como o cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”.
Continua depois da publicidade
- Exercícios físicos
Praticar exercícios físicos com regularidade traz benefícios à saúde física e mental e ajuda a ter mais energia.
Durante a atividade física, a frequência cardíaca aumenta, melhorando a circulação sanguínea e o aporte de oxigênio e nutrientes nas células e tecidos.
Os músculos e órgãos, como o cérebro, se beneficiam com o aumento da oxigenação e ficam mais ‘ativos’.
- Descanso
Uma boa noite de sono funciona como um carregador de energia. Por isso, ter uma rotina que contemple entre sete e oito horas é fundamental para descansar e para preparar o corpo para o próximo dia.
Continua depois da publicidade
Um ambiente confortável, sem fonte de luz nem de som, com temperatura agradável e livre de telas ou outras formas de distração contribuem para o descanso.
Além do sono, também é recomendado fazer pausas regulares durante o dia, tirar uns minutos entre uma tarefa e outra, fazer alongamento, relaxar um pouco, conversar com um colega sobre algo que não seja trabalho ou até mesmo tirar uma soneca depois do almoço, se possível.
- Controle do estresse
O estresse desregula a produção de cortisol e adrenalina, hormônios que mantêm o corpo em estado de alerta. Eles são importantes para a sobrevivência humana, mas em excesso causam cansaço, pois é como se o corpo estivesse preparado para enfrentar desafios durante muito tempo — às vezes, um dia inteiro.
Ou seja, o estresse constante causa esgotamento mental, cansaço, podendo até provocar crises de estafa e burnout.
Continua depois da publicidade
Existem técnicas de relaxamento desenvolvidas para o controle do estresse, além delas, é indicado manter um hobby ou alguma atividade que funcione como “válvula de escape” no dia a dia, como ioga, meditação ou algum esporte.
A falta de energia pode estar relacionada à deficiência de nutrientes
Uma alimentação balanceada é importante para se ter mais energia todos os dias, porém, rotina agitada muitas vezes dificulta manter esse equilíbrio alimentar e nem sempre conseguimos obter todos os nutrientes necessários apenas com os alimentos.
Às vezes é preciso recorrer a suplementos. Por sorte, hoje é possível encontrar inúmeras opções de polivitamínicos para suprir diferentes necessidades.
Conheça algumas vitaminas e minerais que não podem faltar e que devem ser adquiridos, seja pela alimentação ou por suplementação.
Continua depois da publicidade
- Vitaminas do complexo B, especialmente a B12, favorecem a produção de energia pelas células, tanto que a fadiga muscular e o cansaço extremo são os primeiros sinais da deficiência de vitamina B12. As vitaminas do complexo B ainda são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso e do sistema cardiovascular.
- Vitamina C: Indispensável para o bom funcionamento do sistema imunológico, a vitamina C (ácido ascórbico) contribui na absorção do ferro pelo organismo, ajudando a combater a anemia.
- Vitamina D é aliada no combate aos sintomas de quadros depressivos, e sua falta também causa fadiga e indisposição generalizada, além de ser necessária para a boa saúde dos ossos. Para garantir o aporte de vitamina D é preciso uma boa alimentação ou suplementação e alguns minutos de sol diariamente.
- Ferro, sua falta causa anemia, e a anemia provoca fadiga. Por isso, a ingestão de ferro deve ser regular, com atenção redobrada durante o período menstrual e entre praticantes de exercícios físicos intensos.
- Manganês é usado no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras, por isso é tão necessário para a produção de energia.
- Potássio atua na síntese de proteína
Aposte no ginseng, um aliado no combate à fadiga
O ginseng (Panax ginseng) é uma raiz utilizada na milenar medicina chinesa que se espalhou pelo oriente e ganhou o mundo por conta de suas propriedades energéticas.
As substâncias presentes no ginseng fazem dele um forte aliado na produção de energia pelas células, e ainda combatem o estresse oxidativo, que acontece quando há desequilíbrio de radicais livres do organismo.
Estudos mostram que o consumo de suplementos de ginseng combate a fadiga e a indisposição e traz mais resistência física e mental.
Continua depois da publicidade
Em caso de dúvidas sobre suplementação para ter mais disposição no cotidiano, procure orientação médica.
Tenha mais energia no dia a dia com as dicas sobre Gerovital. Acesse o canal e saiba mais!
GEROVITAL® é indicado na prevenção e recuperação em casos de fadiga física e mental, atuando como adaptógeno. É indicado também na suplementação de vitaminas e minerais, nos casos em que existe a ingestão inadequada destas substâncias, devido a distúrbios gastrintestinais ou durante o período de convalescença pós-operatório. É contraindicado a pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, não apresentando outra contraindicação quando administrado de acordo com o recomendado. NÃO USE ESSE MEDICAMENTO EM CASO DE DOENÇA GRAVE DOS RINS. Reg M.S Nº 1.0235.0339. GEROVITAL ® É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SAC 0800 0191914 www.ems.com.br Agosto 2024