Para quem procura um emprego, o currículo é o primeiro passo para abrir portas. Mas nem sempre as pessoas sabem como fazê-lo. Algumas mencionam fatos que não são importantes para a empresa, colocam fotos muito despojadas e chegam a mentir para tentar impressionar. Por isso, nesta segunda-feira às 13h30min, a recrutadora Ana Daudt participa de um chat para esclarecer dúvidas dos internautas na hora de produzir um currículo.

Continua depois da publicidade

A especialista em processo seletivo adianta alguns pontos importantes como ser objetivo e preencher corretamente dados pessoais e datas de entrada e saída de empresas anteriores.

– O currículo deve ter entre uma e duas páginas, no máximo. Às vezes as pessoas colocam o e-mail e esquecem o celular, que é muito importante para quando o gestor necessita de contato imediato – explica.

Outro ponto relevante é que dados como formação são mais importantes que características pessoais como proatividade e perspicácia. Essas questões de qualidade normalmente são tratadas na entrevista.

Continua depois da publicidade

O que não se pode fazer de modo algum em um currículo é colocar fotos muito produzidas e que não sejam formais, como fotos de casamentos, festas, etc. Ficar atento à ortografia também é indispensável.

As redes sociais já estão sendo bastante exploradas para quem procura por um espaço no mercado de trabalho. Além do Twitter, alguns grupos de relacionamentos são específicos para isso. É o caso do Linked In.