Joinville deve criar um Batalhão de Pronta Resposta nos próximos meses. O anúncio foi feito pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), durante a posse presidencial da Ajorpeme, na noite da última quinta-feira (9).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O tenente-coronel Celso Mlanarczyki Júnior deixará o 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Joinville para assumir este novo setor. Segundo o governador Jorginho Mello, a ideia é colocar o novo batalhão em prática até o fim de março.
A ideia, conforme Jorginho, é que as polícias deem uma resposta rápida contra crimes praticados na cidade, servindo de apoio para a Polícia Militar. O projeto deve ser instalado nas maiores cidades catarinenses, mas terá Joinville como cidade pioneira.
Ele citou um assalto a banco como exemplo e a necessidade de uma solução ágil.
Continua depois da publicidade
— É necessário uma força intermediária. Uma resposta mais rápida para a segurança pública ficar firme, forte e rápida. ‘Chegar, chegando’ — opina.
O comandante da Polícia Militar de Joinville, Márcio Leandro Reisdorfer, avalia que o novo batalhão será importante para combater a criminalidade.
— Joinville será uma referência nesse tipo de policiamento — pontua.
Já Aurélio Pelozato da Rosa, comandante-geral da PM-SC, explica que o novo batalhão significa potencializar a corporação da cidade, incluindo a participação de agentes com motocicletas, cavalaria, canil e aviação.
Para ele, com o status de batalhão, se permite melhores equipamentos e aumento de efetivo a médio e longo prazo.
Continua depois da publicidade
— A ideia é capacitar os atuais policiais e, com o tempo, aumentar o efetivo da corporação na cidade — ressalta.
Além disso, durante o evento, o governo estadual anunciou 15 novas viaturas da Polícia Militar para a região de Joinville.
Leia também
Ataque a tiros deixa jovens feridos em Barra Velha e moradores tentam invadir hospital
Operação policial prende duas pessoas suspeitas de integrarem facção criminosa em Joinville
Identidade de homem morto em São Francisco do Sul vira mistério e polícia busca ajuda