O pescador que morreu arrastado pela correnteza decorrente das fortes chuvas na Praia de Palmas, em Governador Celso Ramos, foi identificado como José Adalberto Sagas. Conhecido como Seu Zeca, ele tinha 74 anos e era natural do município. Esta foi a primeira morte confirmada por conta das fortes chuvas que atingem todo o Estado desde quinta-feira (16). A informação é do Corpo de Bombeiros Militar e do Governo de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Conforme a família, Seu Zeca saiu de casa para verificar como estava sua embarcação atracada na praia no momento das chuvas na quinta-feira (16). Quando tentou entrar na água, o barco virou. Desde então, ele não foi mais visto por familiares.
O genro dele, Emerson Palhano, conta que o idoso era aposentado mas continuava pescando como forma de obter renda. Na manhã de quinta-feira, ele “foi tentar salvar o seu meio de sobrevivência”.
— Tínhamos desconfiança do acontecido, e hoje comprovou o afogamento — conta.
Continua depois da publicidade
O corpo foi encontrado na Praia Grande, ao lado da Praia de Palmas, na manhã desta sexta-feira (17).
Homem batalhador
Segundo Emerson, a família está muito abalada com a morte do pescador, mas “tranquilo por ter encontrado o corpo”. Ele descreve o sogro como um homem que vivia da pesca, nativo de Governador Celso Ramos.
— Era uma pessoa tranquila, alegre e trabalhadora. Muito batalhador — diz.
O corpo de Seu Zeca, de acordo com Emerson, ainda está na praia, em um posto de guarda-vidas, aguardando o Instituto Médico Legal (IML). Não há informações sobre velório e enterro.
Situação em Governador Celso Ramos
Por volta das 8h desta sexta-feira (17), voltou a chover com intensidade na região, que já decretou situação de emergência. Segundo a prefeitura, houve ao menos quatro desmoronamentos e quedas de postes de luz na Avenida Francisco Wollinger.
Continua depois da publicidade
Três pessoas ficaram ilhadas, mas foram resgatadas em segurança. Uma parte do prédio do Corpo de Bombeiros também cedeu.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, cerca de 700 funcionários foram resgatados de uma empresa às 22h, em Governador Celso Ramos. Para o resgate foi feita uma linha da vida para os funcionários pudessem se deslocar até um lugar seguro.
Leia também
Morador de Florianópolis fica ilhado com o filho e jacaré “invade” local
Vídeo mostra carro e moto sendo arrastados pela força da água na SC-401