Os quatro suspeitos de matar outros dois homens da facção rival no bairro Canasvieiras, em Florianópolis, em janeiro de 2021, foram condenados por homicídio e tentativa de homicídio — por tentarem executar um terceiro — pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) na semana passada, nos dias 10 e 12 de setembro. As penas, somadas, chegam a 270 anos de prisão.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Além de serem condenados pelo homicídio e pela tentativa, eles tiveram as agravantes de motivo torpe, uma vez que o crime foi motivado por rivalidade entre facções criminosas. Dentre as agravantes, também está o perigo comum, já que o crime foi cometido em via pública, próximo ao meio-dia, durante o período de verão, em um dos destinos mais movimentados no Norte da Ilha na temporada.

Falsos anúncios de aluguel em praias de SC provocam investigação e levam golpistas à cadeia

Julgamentos

Na sessão do dia 10 de setembro, em Florianópolis, dois dos denunciados foram condenados e sentenciados, respectivamente, às penas de 70 anos de reclusão e pagamento de 28 dias-multa, e de 42 anos e seis meses de reclusão com a obrigação de pagar 11 dias-multa. 

Continua depois da publicidade

Na sessão do dia 12, os dois outros denunciados receberam as sentenças de 56 anos e seis meses de reclusão e pagamento de 41 dias-multa, e 48 anos e 20 dias de reclusão com 21 dias-multa.

O quinto réu, que também é suspeito de participar do crime, julgado em setembro de 2023, foi condenado a pena de 53 anos e 6 meses de reclusão e 31 dias-multa. 

As cinco condenações, portanto, somam 270 anos de prisão.

Os acusados também teriam agido com emboscada, utilizando recurso de impossibilitou a defesa das vítimas. Além disso, os réus foram sentenciados pelos crimes conexos de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e pelo crime de integrar organização criminosa armada. 

Relembre o crime

Foi no dia 3 de janeiro de 2021, por volta do meio-dia, no bairro Canasvieiras, em Florianópolis, que o crime aconteceu, conforme a denúncia apresentada pela 37ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital.

Continua depois da publicidade

Na ocasião, os réus mataram dois homens e tentaram executar um terceiro. De acordo com a ação penal, os suspeitos vieram do Rio Grande do Sul, em dois veículos, na noite anterior, a fim de cometer o crime. Após cometê-lo e tentar fugir, dois dos homens foram presos em flagrante na SC-401, a bordo de um veículo.

Com o avanço das investigações, os outros réus que haviam fugido a pé pela praia de Canasvieiras também foram identificados pela polícia e capturados. 

*Sob supervisão de Kássia Salles

Leia também

Três homens são indiciados por estupro coletivo de jovem desacordada em Chapecó

Mulher chilena é encontrada morta com sinais de asfixia em Florianópolis