Estrela de “Ainda Estou Aqui”, filme indicado ao Oscar nas categorias de “Melhor Filme” e “Melhor Filme Internacional”, Selton Mello revela os bastidores dessa e de outras produções de sucesso na autobiografia “Eu Me Lembro”.

Continua depois da publicidade

A obra celebra quatro décadas de carreira e traduz memórias da família, dos amigos e a profundidade da relação do ator e diretor com a arte. A trajetória é narrada em primeira pessoa, em resposta a uma série de perguntas feitas por um time de 40 estrelas da TV, teatro, cinema e literatura.

Indicada ao Oscar na categoria de Melhor Atriz, Fernanda Torres, que deu vida a Eunice, ao lado de Selton Melo, é um dos nomes que ajudam a revelar na autobiografia um Selton de coração aberto: a carreira consolidada, suas dores, alegrias e uma história repleta de encontros de alma. Na autobiografia, Selton Mello mostra o quanto Fernanda Torres pode ser divertida:

Continua depois da publicidade

— O Wagner Moura me perguntou neste livro que tipo de ator eu gosto de trabalhar e eu disse: ‘Os atores engraçados'”. Foi uma resposta muito louca, mas você [Fernanda Torres] é a personificação dessa resposta, porque a gente fez um filme denso, dramático até não mais poder, mas chorando de rir na coxia. A gente se divertia, mas não era pouco, não. Porque você é uma colega hilária. A sua inteligência, a sua mente brilhante. Então a gente ria muito, a gente se zoa. É o meu ideal, você chegar num lugar muito poderoso dramaticamente, só que com leveza nos bastidores. Então você é a colega dos sonhos, Nanda. E é isso mesmo, somos veteranos nessa batalha, nessa guerra de tanto tempo — revelou o ator, sobre as filmagens de “Ainda Estou Aqui”.

Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele, o diretor Guel Arraes, Lázaro Ramos, Marjorie Estiano, Jeferson Tenório e Fábio Assunção também ajudam na missão de contar ao mundo quem é o ator.

Ainda Estou Aqui faz história e é indicado a melhor filme, principal categoria do Oscar

“Eu Me Lembro”

Publicação da Jambô Editora, o livro conta com três cadernos de fotografias, que retratam momentos distintos da vida do ator e somam mais de 70 fotos – um bônus à experiência de leitura. Ao longo dos capítulos, Selton se revela de forma tocante e poética, ri de si mesmo e da vida e entrega bastidores das produções de sucesso que deixaram grandes marcas, especialmente para o cinema brasileiro.

Continua depois da publicidade

As perguntas dos convidados abrem caminho para a intimidade que ele não costuma compartilhar publicamente. Exemplo disso são as passagens sobre a relação do ator com a mãe, Selva, acometida pelo Alzheimer e que faleceu em 2024, e a comunicação mais espiritual mantida pelos dois desde o agravamento da doença. Esse vínculo funciona como a premissa do livro, pois lembrar, hoje, é essencial para manter as memórias da infância no interior de Minas Gerais, ou nos corredores da TV dos anos 1980.

Com um texto sensível, Selton dá voz aos desafios encarados ainda no começo da carreira, quando enfrentou o ostracismo após um sucesso meteórico e duvidou do próprio talento. Fala, também, sobre como cada um dos entrevistadores para o livro marcou sua trajetória. A biografia diverte, ensina e comove. Um mergulho profundo na alma de um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos.

Para além de declarar seu amor à vida e à arte, ele se inspira em um grande sucesso ao dar o tom à narrativa. Em Sessão de Terapia, série que dirige e atua e com a qual retorna em 2025 para uma nova temporada, dúvidas e angústias são compartilhadas, criando a identificação do espectador com a busca por respostas.

Continua depois da publicidade

Selton conta detalhes da carreira

No livro, o autor analisa, com humor refinado e muita ternura, as etapas da carreira e os percalços de forma lúcida e terapêutica, abordando questões delicadas, como transtorno de imagem e depressão. Ele deixa o leitor à vontade para buscar nas entrelinhas um pouco mais sobre sua essência.

Eu Me Lembro é um livro sensível, engraçado, tocante e muito humano sobre a trajetória do criador de personagens inesquecíveis como Leléu, de Lisbela e o Prisioneiro, João Estrela, de Meu nome não é Johnny, e Benjamin, de O Palhaço, entre tantos outros seres encantadores que foram tocados por seu talento.

Com este livro-memória, Selton Mello compartilha vivências, sonhos e sentimentos, imortalizando um legado impressionante na televisão, no cinema, no teatro e na vida.

Continua depois da publicidade

Ficha técnica

  • Livro: Selton Mello: Eu Me Lembro
  • Autoria: Selton Mello
  • Editora: Jambô Editora
  • ISBN: 978658863472-1
  • Páginas: 344
  • Preço: R$ 79,90
  • Onde encontrar: Jambô Editora, Livraria da Travessa e Amazon

Leia também

SC perdeu chance de ser cenário para filme que deu Globo de Ouro a Fernanda Torres

Fernanda Torres é indicada ao Oscar de melhor atriz por Ainda Estou Aqui

Ainda Estou Aqui é indicado ao Oscar de melhor filme internacional

Relembre as atuações de Fernanda Torres