O basquete catarinense terá uma novidade para os amantes da modalidade. A partir de hoje, 31 de janeiro, está disponível o “Basquete Transforma Podcast SC”, um programa que tem a proposta de trazer conversas com importantes vozes do cenário catarinense e nacional, para que eles possam contar suas histórias e como o Basquete transformou as suas vidas.
Continua depois da publicidade
Disponível no youtube do NSC total e no Spotify, o projeto faz parte do Basquete Transforma SC, realizado em parceria com a Federação Catarinense de Basketball (FCB).
Com a proposta de falar do universo da bola laranja de forma divertida, bem humorada e com uma pitada de emoção, o podcast será comandado por uma dupla que já tem entrosamento com o formato. Marcelo Piovanotti e Aldo Mund, que já apresentam o Clube do Basquete, agora foram convocados para darem voz ao Basquete Transforma Podcast.
— A iniciativa do projeto é fantástica. Assim o trabalho que é desenvolvido pelo basquete Catarinense irá reverberar e alcançar o grande público, não apenas no fomento da modalidade, mas também através das inúmeras ações desenvolvidas. Todos podem esperar muita emoção conhecendo quem teve a vida transformada pelo basquete — comemora Aldo.
O programa ainda traz aos ouvintes o alcance que o esporte tem conquistado cada vez mais por aqui. Como os títulos conquistados no profissional e na base, com a convocação de atletas para vestir a amarelinha e a volta da seleção à SC, com a partida entre Brasil e México pelas eliminatórias da Copa do Mundo.
Continua depois da publicidade
— Fazer parte desse momento que o nosso basquete vive nos enche de orgulho e somos apaixonados pelos ginásios, quadras abertas e por SC. Esta será uma excelente oportunidade de fazer uma ponte entre a modalidade e todos que possuem ou podem vir a ter o mesmo carinho que temos pelo esporte — comenta Marcelo Piovanotti, que acompanha Aldo na apresentação.
Narrador e comentarista esportivo, Piovanotti explica que a ideia do programa é dar rosto a quem faz o basquete acontecer do litoral ao oeste catarinense
— O basquete é um jogo coletivo muito antes do jogo começar. É preciso um esforço enorme de diversas pessoas para colher todos os frutos que a modalidade proporciona e então nada melhor que trazermos essas vozes para ecoar por toda Santa Catarina — disse.
Para a estreia, foi chamado alguém que não só tem a cara do Basquete Transforma SC, mas tem o projeto como missão. Edsoul detalha que o podcast é um passo a mais na iniciativa que tem levado mudanças positivas por onde passa.
Continua depois da publicidade
— O programa pretende trazer uma interação completa com o público e com os diversos conteúdos que faremos no decorrer do ano, que promete ser ainda mais intenso em 2023. Teremos um ano recheado de muitas atividades, com várias ações e incursões. Se são boas histórias que o público quer, estamos dispostos a contá-las — afirma.
Acontecendo de forma quinzenal, o segundo e terceiro episódio do Basquete Transforma Podcast já têm os convidados confirmados. Depois de Edsoul, será a vez do presidente da FCB, Fábio Deschamps, e na sequência o convidado será Raphael Figueiredo, atleta de basquete 3×3 que criou uma grife social para arrecadar dinheiro e construir uma quadra no bairro Itinga, em Joinville, para as crianças aprenderem sobre o esporte.
Vidas transformadas pelo esporte
Desde outubro de 2021, o Basquete Transforma SC mostra para o Estado as potencialidades do esporte como agente de transformação social. A primeira etapa do projeto foi ancorada em reportagens multimídia que contaram histórias de vidas e comunidades transformadas pelo basquete.
Em vídeo, fotos, textos e áudio, o projeto trouxe relatos dos personagens que transformaram o esporte local em uma potência nacional. Na NSC TV, no programa Globo Esporte, as histórias foram contadas em cinco reportagens.
Continua depois da publicidade
No ano passado, o BTSC foi além e concretizou o projeto ao revitalizar quadras de basquete 3×3 em três cidades catarinenses de diferentes regiões para que o esporte floresça para os atletas profissionais e amadores.