No porta-malas da Kombi que era preparada para a viagem, além dos uniformes e equipamentos de proteção, ferramentas e pneus extras. No entanto, não se trata da bagagem de uma equipe de motocross e sim dos Tubarões de Floripa. A equipe busca a partir desta quarta-feira, em Concórdia, a conquista do campeonato Sul-Brasileiro de basquete sobre rodas.

Continua depois da publicidade

Liderados pelo técnico e fundador do time, Tiago Baptista, os atletas e membros da comissão técnica viajaram os mais de 500km até o oeste Catarinense em busca de afirmação na categoria. Tendo conquistado o vice-campeonato Sul-Brasileiro em 2011, Tiago garante que em 2012 os Tubarões vão em busca do título:

– Depois de alguns anos de trabalho, é possível dizer que somos um dos times mais competitivos de Santa Catarina. Esse ano vamos para brigar pelo ouro – afirma o técnico, satisfeito com o fruto de anos de dedicação.

Criada em maio de 2006, a equipe é vinculada à Organização para o Movimento e o Desporto Adaptado, a OMDA. A instituição, sem fins lucrativos, tem ainda outros três projetos voltados para a atividade paradesportiva – natação, bocha e rúgbi sobre rodas – mas tem o basquete como carro-chefe de suas ações. Com seis anos de experiência, os Tubarões de Floripa já tem uma série de valorosas conquistas, como a classificação para a 3ª divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete sobre rodas e a convocação de dois atletas para a Seleção Brasileira de basquete paraolímpico.

Continua depois da publicidade

Confira a galeria de fotos do treino

– Sem dúvida, são conquistas importantes, mas não podemos parar por aí. Buscamos atletas de alto desempenho e temos investido bastante na formação de jogadores nossos, prata da casa. A longo-prazo, nossa meta é poder disputar a primeira divisão nacional do basquete sobre rodas – avalia o treinador, entusiasmado.

A equipe conta atualmente com quinze jogadores, sendo que nove foram formados no núcleo paradesportivo da OMDA. À disposição dos Tubarões, existe ainda um fisioterapeuta que acompanha os jogadores em competições, além de Tiago, treinador, um auxiliar técnico e toda a estrutura da Unisul, parceira da equipe. No campeonato que começa hoje em Concórdia, muito mais do que um troféu, os Tubarões buscam reconhecimento. Jucilene da Paixão, conhecida pelo carinhoso apelido de “Batata”, conta o que significa poder competir pela equipe:

– O Tubarões é a minha profissão. Além do meu amor pelo basquete, e pelas pessoas com quem eu convivo, é algo muito especial que eu levo com muita seriedade – falou, emocionada, a atleta.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina é maioria

SUL BRASILEIRO 2012 DE BASQUETE SOBRE RODAS

– Terá oito equipes competindo, sendo seis delas catarinenses

– O Campeonato tem uma fase inicial com duas chaves de quatro equipes. As duas melhores de cada chave de enfrentam em playoff para escolher as finalistas.

– Quatro equipes de Santa Catarina são favoritas na competição: além dos Tubarões de Floripa, as equipes Raposas do Sul, de Joinville; Afadefi, de Balneário Camboriú e Águias, da cidade-sede Concórdia, são fortes concorrentes ao título.

Confira o vídeo com imagens do treino da equipe