A bola subiu no sábado para a 11ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Consolidada após anos difíceis e com uma estratégia de mídia inovadora, a competição deste ano reúne 14 equipes. Entre elas, está o Basquete Joinville, representante de Santa Catarina e do Sul do País no campeonato. Será a sétima participação joinvilense no NBB. No entanto, a exemplo da participação do ano passado, as pretensões nesta temporada são bem modestas.

Continua depois da publicidade

Com poucos investidores, o plano da direção da equipe é dar continuidade ao projeto, mostrando solidez. A ideia é exatamente a praticada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) no NBB: segurar as pontas nos primeiros anos (os mais difíceis) para atrair patrocinadores a longo prazo.

Nesta edição, o Basquete Joinville terá uma folha salarial de R$ 50 mil mensais (incluindo a comissão técnica). O objetivo é cumprir a meta mínima: não ser rebaixado. No ano passado, o Joinville não chegou a ser ameaçado. Na verdade, esteve bem perto dos playoffs – perdeu a vaga para o Botafogo nos critérios de desempate.

Nesta edição, o nível técnico subiu. As entradas de Corinthians e Brasília aumentam as dificuldades para os joinvilenses. A equipe acredita que seus concorrentes diretos serão Vasco, São José e Basquete Cearense.

— O nível de preparação das equipes está melhor, o investimento financeiro aumentou, então teremos dificuldades. No entanto, acredito que o fator casa possa ser um diferencial a nosso favor — projeto o técnico Daniel Lazier, que assumiu o comando da equipe na quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Daniel avalia que, apesar da juventude do grupo joinvilense, a experiência do ano passado pode ajudar o time. Reforços como o pivô Thiago Mathias e o ala Anton Cook chegam para dar mais competitividade ao longo das 26 partidas das fase de classificação.

– Cumprir o objetivo mínimo (evitar o rebaixamento) é a nossa misssão, mas é claro que queremos jogar os playoffs – concluiu Daniel Lazier.

Transmissão de jogos de segunda a sábado

A grande novidade deste ano no NBB são as transmissões das partidas, que ocorrerão de segunda a sábado em seis plataformas. Segundo a organização, 75% dos jogos serão televisionados. Na TV fechada, ESPN, Fox Sports e Band Sports serão os parceiros. Na TV aberta, a Band exibirá os jogos. Há ainda as transmissões via Facebook e Twitter.

Com oito empresas atuando como patrocinadoras ou parceiras, a LNB pode ainda fazer toda a produção dos jogos. As emissoras apenas exibem o produto pronto.

Continua depois da publicidade

A estreia do Joinville ocorrerá nesta segunda, às 20h, contra o Botafogo, no Rio, não terá transmissão. Mas a segunda rodada, contra o Flamengo, na quarta-feira, terá exibição via Twitter.