O Basquete Joinville fez uma partida abaixo do padrão dos últimos jogos e acabou derrotado pelo Minas, em Belo Horizonte, na noite desta segunda-feira, por 85 a 73. A diferença, de 12 pontos, chegou a ser de 31 durante o quarto período. No entanto, o ritmo dos donos da casa diminuiu e as bolas de três pontos do Joinville finalmente começaram a cair – foram sete em nove tentativas. Com os arremessos certos, a derrota ficou menos dolorida.
Continua depois da publicidade
Coleman, com 21 pontos, brilhou pelo lado do Minas. No Joinville, Cook (13) e Vazarinho (12) foram os maiores pontuadores.
Com duas vitórias e três derrotas em cinco partidas no Novo Basquete Brasil (NBB), o Basquete Joinville volta à quadra na próxima quinta-feira, em Joinville, às 19h, no Centreventos, contra o Corinthians.
Leia mais
Liga Nacional confirma mudança no horário do jogo de volta entre JEC/Krona e Magnus
Continua depois da publicidade
A noite desta segunda-feira marcou a estreia do norte-americano Anton Cook, reforço contratado pelo Basquete Joinville para a disputa do NBB. Ele, no entanto, não conseguiu ajudar a equipe a ter um melhor rendimento nos arremessos para dois e três pontos nos 20 minutos iniciais.
No primeiro e no segundo quartos, os joinvilenses erraram demais. Em 35 tentativas (de dois e três pontos), conseguiram apenas 11 acertos, um aproveitamento de 31%. O Minas, em compensação, chutou menos bolas, mas acertou mais (das 31 tentativas, conseguiu 13 acertos, aproveitamento de 41%).
Pesaram também os lances livres. O Minas acertou as sete bolas que teve. O Joinville fez apenas quatro das noves oportunidades após faltas. Mas a diferença nos números se consolidou no intervalo da partida. Após o empate no primeiro quarto (18 a 18), os donos da casa terminaram o segundo período com sete pontos à frente: 37 a 30.
No terceiro quarto, a derrota joinvilense praticamente se confirmou. Com 73% de aproveitamento nos arremessos (cinco acertos em sete tentativas de três pontos e seis acertos em oito tentativas de dois), a equipe de Espiga abriu 20 pontos de vantagem.
Continua depois da publicidade
No último quarto, os mineiros chegaram a abrir 31 pontos de diferença. Aí, o índice de acerto dos donos da casa diminuiu ao mesmo tempo em que as bolas de três de Joinville finalmente começaram a surtir efeito. Weihermann (duas), Dieguinho, Vezarinho, Cook, Felipe Vezaro e Mathias acertaram a cesta e diminuíram o prejuízo.