O time de basquete feminino de Blumenau conquistou o inédito tetracampeonato da modalidade dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Na decisão, a equipe venceu Chapecó por 85 a 44 e confirmou a hegemonia da cidade nos últimos nove anos, quando foram conquistados sete títulos. O título coloca Blumenau na briga pelo segundo lugar geral dos Jasc. A cidade soma atualmente 121 pontos.

Continua depois da publicidade

A partida foi especial para dois personagens de Blumenau: Álvaro Portugal e a lateral Juliana. Os dois estão se aposentando das quadras. Para Portugal, o título terá um capítulo à parte na sua galeria de histórias no comando do basquete feminino blumenauense. Afinal, foi justamente em Caçador, em 1976, que ele levantou o seu primeiro troféu de campeão dos Jasc.

– Encerrar a carreira onde tudo começou e com inédito título é muito gratificante. Tenho orgulho de ter fundado a modalidade em Blumenau. Não se pode negar, que a cidade, hoje é o berço do basquete em Santa Catarina. Espero ter deixado um legado – declarou.

Aos 34 anos e cestinha do jogo da final, com 19 pontos, Juliana não escondeu a emoção de ter que parar de jogar por conta de lesões no joelho.

Continua depois da publicidade

– Deixo de jogar, mas pretendo continuar na área- disse a jogadora, que começou a jogar com 14 anos de idade.

A primeira vez que defendeu Blumenau em quadra foi entre 1997 e 2000, quando acabou se transferindo para Florianópolis. O seu retorno foi em maio do ano passado, após alguns anos jogando na Liga Universitária Norte-Americana.