O basquete de Joinville continua vivo na disputa da final da Liga Ouro. Num duelo eletrizante, os donos da casa venceram o Botafogo, na noite desta terça, no Centreventos Cau Hansen, por 79 a 75 e empataram a série decisiva da competição. Agora, o título e a vaga na próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB) serão definidos no quinto confronto, na sexta-feira, às 20 horas, no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
O jogo desta quarta começou complicado para os joinvilenses. Logo nos primeiros minutos, o ala/armador Jefferson Socas lesionou o joelho e teve de deixar a quadra na maca. Como o também ala/armador Henrique quebrou a mão direita recentemente, coube a dupla de irmãos Vezaro (Felipe e Vezarinho) chamar a responsabilidade de fazer a armação do jogo.
Mas não foi fácil. O primeiro quarto foi dominado pelos cariocas, que venceram por 24 a 17. No segundo, o Joinville até reagiu, venceu por 15 a 12, mas continuou atrás no placar: 36 a 32.
A virada veio no terceiro quarto. E, a partir daí, os times se revezaram na liderança do placar. O Joinville venceu o terceiro período por 22 a 19, mas a vitória só foi consolidada nos últimos dez minutos.
Continua depois da publicidade
No último período, os lances livres de Vezarinho e André Bambu começaram a cair e o Joinville foi abrindo vantagem. Chegou a estar oito pontos na frente, mas o Botafogo reagiu e manteve o duelo aberto até 15 segundos do fim.
No entanto, os 14 pontos de Vezarinho e os 14 de Bambu foram decisivos e confirmaram a vitória. Felipe Vezaro e Jerônimo, cada um com 12 pontos, também colaboraram para o triunfo.
No fim, a festa tomou conta do Centreventos Cau Hansen e a torcida manteve o otimismo de que é possível fazer o mesmo que aconteceu nas semifinais. Na ocasião, o Joinville perdia por 2 a 1 para o Contagem, empatou a série vencendo o quarto jogo em casa e virou a série no último duelo, em Minas. Agora, se vencer na sexta, repetirá a dose e levará a taça.
Continua depois da publicidade