O basquete de Joinville está confirmado na próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Na manhã desta terça-feira, em reunião na sede da Liga Nacional de Basquete (LNB), a equipe teve sua participação assegurada pela entidade, que aprovou as certificações financeiras enviadas pelos joinvilenses há um mês.

Continua depois da publicidade

O retorno ao NBB acontece após quatro edições — a última participação do time havia acontecido na temporada 2012/2013. Joinville esteve presente em cinco das nove edições do campeonato.

Leia as últimas notas de Elton Carvalho

Confira as últimas notícias do esporte

Continua depois da publicidade

A LNB também informou que o basquete de Joinville estreia no NBB no dia 12 de novembro, em Caxias do Sul, contra o Caxias Basquete (RS). A equipe do Rio Grande do Sul permanece no campeonato, mesmo sendo rebaixada — ela seria substituída pelo Botafogo-RJ, campeão da Liga Ouro, mas ficou no lugar do Macaé, que não conseguiu comprovar as certificações financeiras.

No restante, o regulamento do NBB continua o mesmo. As 15 equipes se enfrentarão entre si em turno e returno na fase de classificação e os 12 melhores avançarão aos playoffs, que seguirá sendo disputado no formato 1-2-1-1, com os jogos 2, 3 e 5 sendo realizados na casa da equipe de melhor campanha na fase de classificação.

O início do campeonato ocorrerá em 4 de novembro e o Joinville tinha estreia prevista para os dias 7 e 11 do mesmo mês. No entanto, em razão da disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina (de 3 a 11 de novembro), a LNB reprogramou a tabela para os joinvilenses, confirmando a primeira rodada no dia 12.

Continua depois da publicidade

A lista completa de jogos ainda não foi anunciada pela LNB.

Confira a lista completa dos participantes do NBB

Gocil/Bauru Basket (SP)

Botafogo (RJ)

Campo Mourão (PR)

Banrisul/Caxias do Sul (RS)

Flamengo (RJ)

Sesi Franca (SP)

Joinville (SC)

Liga Sorocabana/Uniso (SP)

Minas Tênis Clube (MG)

Mogi das Cruzes/Helbor (SP)

Paulistano/Corpore (SP)

Pinheiros (SP)

Solar Cearense (CE)

Universo/Vitória (BA)

Vasco da Gama (RJ)

Reforços no time

A direção do basquete de Joinville confirmou a renovação de contrato do ala/armador Jefferson Socas. Com esta permanência, a equipe garantiu a continuidade de toda a base que disputou a Liga Ouro e ficou com o vice-campeonato. Quem também foi confirmado é o armador Stocks, ex-Blumenau, jogador de melhor média de pontos na Liga Ouro.