Uma base da Polícia Militar na Grande Florianópolis foi alvejada com três tiros na noite desta sexta-feira, dia 7.
Continua depois da publicidade
O ataque ocorreu por volta das 20h40min na base do Jardim Zanellato, em São José. Dois homens numa moto passaram atirando contra a base. Nenhum tiro acertou o alvo.
Às 22h, o posto estava vazio. Os policiais militares estavam em buscas dos autores. De acordo com a PM, barreiras móveis foram organizadas em bairros próximos como José Nitro e Dona Vanda.
Vizinhos da base no Zanellato disseram que ouviram os tiros, mas não quiseram dar outras informações.
Continua depois da publicidade
Até as 23h15min, nenhum dos autores havia sido detido, conforme a PM.
Na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), um policial fazia a guarda ostensiva em frente a sede, armado de fuzil calibre 556.
Perto do horário do ataque à base do Jardim Zanellato, suspeitos de assaltar uma padaria dispararam contra uma guarnição da PM, ao serem abordados, em Biguaçu.
Este é, pelo menos, o oitavo ataque registrado desde 16 de janeiro.
A informação de que novos ataques por parte da facção Primeiro Grupo Catarinense (PGC) ocorreriam em Santa Catarina surgiu no sistema prisional, em novembro de 2013. Desta vez, os alvos seriam profissionais da segurança e, principalmente, agentes penitenciários.
Continua depois da publicidade
Confira os ataques anteriores:
16 de janeiro
Uma viatura da Polícia Civil é parcialmente queimada de madrugada na 1ª Delegacia de Polícia, no Bairro Forquilhinha, em São José. Policiais suspeitam que o crime esteja ligado a uma prisão em flagrante.
30 de janeiro
Dois carros são incendiados no pátio de uma revenda em Itajaí. Um deles é uma viatura da Polícia Militar. O fato também aconteceu de madrugada.
2 de fevereiro
Tiros são disparados por volta das 23 horas contra a base da Polícia Militar na Vila Aparecida, região Continental de Florianópolis. Os disparos atingem a parede dos fundos e o carro de um morador. O autor teria sido visto correndo a pé. Os vidros do posto são blindados em razão de outros ataques.
Continua depois da publicidade
1 de fevereiro
A base da Polícia Militar do distrito de Marechal Bormann, em Chapecó, é incendiada de madrugada. Um homem de 20 anos foi preso. Peritos encontraram as mesmas marcas do tênis do suspeito na unidade policial e na casa dele.
Nos dias 4 e 5 de fevereiro, mais três fatos foram registrados no Estado. Em São José, quatro tiros foram dados contra a base da PM do loteamento Lisboa. No Oeste, em Chapecó, outra base foi incendiada. Já em Florianópolis, um carro e uma antiga base da PM foram queimados.