– Funcional e compacto, priorizando o máximo aproveitamento de espaço – assim o arquiteto Luiz Sentinger define o seu projeto para a morada de uma executiva divorciada. Essa solução representa a necessidade da maioria dos lares de moradores únicos – solteiros, divorciados, viúvos.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para ver mais imagens do apartamento em galeria de fotos

O foco para o apartamento compacto de 43 metros quadrados de área, no 11º andar de um prédio no bairro Três Figueiras, na Capital, ficou definido desde os primeiros contatos. Tudo começou pelo fechamento com vidro da sacada na extensão do living: com a integração, o estar social chegou a 30 metros quadrados – em formato de T, ganhou um bar, à esquerda, e um home office, à direita (no canto da sacada fechada).

– Como ela é paulista e não tem o hábito do churrasco, fechamos a churrasqueira com uma caixa embutida de madeira revestida de espelho,o que permite isolar o espaço sem prejuízo do imóvel em caso de venda – diz o autor, ao explicar que o vão da churrasqueira, no bar, virou armário para bebidas.

No projeto contemporâneo, o piso vinílico, de fácil manutenção, imita madeira clara. Combinado com as paredes fendi, compõe a base neutra ideal para o mobiliário sob medida branco e preto. A cor surge vibrante no sofá amarelo do estar.

Continua depois da publicidade

– O sofá seria a vedete desde o início. Mudamos várias coisas, mas o amarelão permaneceu desde a concepção – explica. Sobre o diferencial de criar um projeto para um único morador, Sentinger afirma que as vantagens prevalecem.

– O melhor ao fazer o projeto de um apartamento de um solteiro é que, como arquiteto, eu acabo sendo o outro ou a outra, ajudando a decidir nas escolhas – finaliza.

Em pouco mais de 5 metros quadrados de área integrada ao living, o setor de cocção também acolhe convivas. A solução encontrada pelo arquiteto Sentinger para ampliar visualmente o espaço, dando sensação de profundidade, foi a de revestir as portas dos armários aéreos sob medida com espelho. O material entra em harmonia com os eletrodomésticos de acabamento em contemporâneo aço escovado.

Na parede ao fundo da bancada, de granito preto são gabriel, uma saída criativa: o revestimento, uma mescla de pastilhas cerâmicas em tons preto, cinza e branco, dá movimento ao ambiente enxuto. Na continuidade da cozinha, a área de serviço foi isolada visualmente por portas de vidro pintadas no mesmo fendi do living, preservando, dessa forma, o varal e a máquina de lavar roupas.

Continua depois da publicidade