O nível de turbidez do Rio Itajaí do Sul extrapolou os limites de viabilidade para tratamento e a situação compromete o abastecimento de água em seis municípios no Alto Vale nesta quinta-feira (12). A Casan estima que cerca de 15 mil pessoas sejam afetadas. São moradores das áreas mais altas e mais afastadas de Rio do Sul, Lontras, Agronômica, Aurora, Laurentino e Serra de São Miguel, em Ibirama.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Rio do Sul e região pelo WhatsApp

A água do rio começou a chegar ao ponto de captação, em Rio do Sul, bastante barrenta ainda na quarta-feira (11). Durante a madrugada desta quinta o problema se agravou a Casan precisou interromper a produção por sete horas porque o nível de turbidez atingiu 12 mil unidades, impossibilitando o tratamento adequado para deixar a água em condições potáveis.

Em um dia normal, esse número seria até 50 unidades, conforme a companhia.

— O problema é que começou a vir com muito barro, praticamente um lodo. Aí suja muito os filtros, que precisam ser lavados mais vezes, os decantadores acabam saturando rapidamente e isso reduz significativamente a produção de água — explica o superintendente da Casan em Rio do Sul, Rangel Barbosa.

Continua depois da publicidade

Vídeo mostra turbidez da água no Alto Vale

Na tarde desta quinta-feira (12), o sistema operava com 70% da capacidade. Na prática, os moradores das partes baixas das cidades atendidas pela companhia não sentem tanto o impacto. Porém, a realidade é outra para as famílias nas áreas altas e mais distantes. Isso porque o volume produzido não dá conta da demanda, já que quem está mais próximo consome primeiro e a água não chega às outras regiões.

A projeção da Casan é que a situação seja normalizada entre sábado (13) e domingo (14). Para isso, pontua Rangel, é preciso que os moradores reduzam o consumo com atitudes simples, como evitar lavar calçadas, carros, encher piscinas e lavar roupas em máquinas. Um desafio com altas temperaturas, reconhece Barbosa, que ressalta a importância de ter caixa d’água para auxiliar nesses momentos.

Enquanto o problema persiste, a concessionária vai abastecer os reservatórios nos pontos mais afastados da cidade usando caminhão-pipa.

Leia mais

Blumenau espera receber três ônibus com ar-condicionado por mês; entenda funcionamento

Vídeo mostra mãe e filho atropelados por carro sem motorista no Vale do Itajaí

Famílias atingidas por temporal em Brusque podem sacar FGTS; veja como