Mesmo após a trégua da chuva no Alto Vale do Itajaí neste começo de semana, as barragens de contenção de cheias seguem operando no limite nesta terça-feira (18). A Defesa Civil de SC diz, entretanto, que o cenário é de tranquilidade.
Continua depois da publicidade
Clique aqui e receba notícias do Santa pelo WhatsApp
O órgão está atuando na operação de esvaziamento das barragens e todas as cinco comportas na estrutura de Ituporanga estão abertas. No domingo (16), a água chegou a verter. Agora, na medição das 14h, a capacidade 92,9% — percentual ainda considerado alto.
Há um ano o governo do Estado, responsável por operar as barragens, comunicou um problema em duas comportas da estrutura em Ituporanga. Na época, o Estado disse que a manobra nelas poderia ser prejudicada em uma eventual cheia. Nessa semana, porém, afirmou que o serviço está ocorrendo sem intercorrências, embora problema não tenha sido solucionado
A situação mais crítica nomomento é na barragem de Taió, que ainda está vertendo. Na medição da tarde, a lâmina vertendo era de 57 centímetros, segundo a Defesa Civil de SC. Com isso, a SC-350 segue com um trecho alagado, sem passagem de veículos.
Continua depois da publicidade
Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta, explica que a barragem ainda está vertendo porque as águas das chuvas nos rios que desembocam no Rio Itajaí do Oeste ainda estão descendo. Isso mantém o volume alto nas estruturas mesmo que não haja chuva no Alto Vale em si.
Duas das sete comportas da barragem de Taió estão abertas. Caso a Defesa Civil veja um cenário favorável para abrir outras, o volume de água na estrutura diminui. A expectativa do órgão é de que na quarta (19) já não esteja mais vertendo.
O que diz a previsão do tempo
Conforme boletim da Defesa Civil, a previsão indica que entre quinta e sexta-feira deve ocorrer a formação de uma frente fria no Sul do Brasil direcionando calor e umidade da região amazônica para Santa Catarina. Isso deve intensificar a instabilidade no Estado, favorecendo “temporaismais intensos, além de chuva mais ampla e volumosa”.
O tempo só deve melhorar no fim de semana, quando o sol deve retornar.
— Os volumes estão dentro do que a gente consegue suportar até com as barragens, então a gente consegue fazer a operação de esvaziamento com tranquilidade. E se for o caso, a gente pode até, na quinta-feira (20), fazer o fechamento de novo, se precisar — garante Rudorff.
Continua depois da publicidade