A Barragem Sul, em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, vai passar por obras emergenciais a partir da próxima semana. O lugar ficou danificado com a enchente de setembro do ano passado e passará por reforma na parte elétrica e mecânica.

Continua depois da publicidade

Estão previstas a construção de uma nova casa de comando, instalação de equipamentos para o acionamento das comportas e de monitoramento via satélite.

Gerente de Obras Hidráulicas e Barragens do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Guilherme Bresciani garante que, apesar do prejuízo causado pelas chuvas, as comportas funcionam de forma regular:

– Tudo está operando normalmente, mas os equipamentos ficaram danificados e é necessário fazer esta troca antes de outro período de chuva intensa.

Segundo o operador da barragem, José Antônio Lenzi, das cinco opções para abrir as comportas, apenas duas estão funcionando:

Continua depois da publicidade

– A barragem ajuda a evitar que Rio do Sul e outras cidades fiquem debaixo d’água. Por isso, precisamos que ela esteja funcionando perfeitamente.

Na enchente do ano passado, a barragem transbordou criando uma lâmina de água de cinco metros sobre o vertedouro. A estrutura tem 29 metros de altura. Com isso, o excesso invadiu a casa de comando e danificou equipamentos. O investimento nas melhorias está orçado em R$ 650 mil. A barragem foi construída em 1976 e opera com cinco comportas.