Nos dias de hoje, o nicho de conteúdo chamado de “drama adolescente” é consolidado no mundo todo, com vários exemplos como a série “Malhação”, no Brasil, “Skins”, no Reino Unidos e, de uma certa forma, até a série “Friends” nos Estados Unidos. Porém, o que muita gente pode não saber, é que o pioneirismo do gênero vem da série “Barrados No Baile”, da década de 1990.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

E se você não conhece esse seriado, não se preocupe porque vamos, nessa matéria, te contar tudo sobre ele e ainda explicar como a produção pavimentou o caminho para seus sucessores.

O que era “Barrados No Baile”?

Continua depois da publicidade

Com o nome original “Beverly Hills, 90210”, a série que em português ficou conhecida como “Barrados No Baile” retrata a vida de um grupo de adolescentes do rico e privilegiado bairro de Beverly Hills, nos Estados Unidos. E, durante as 10 temporadas do seriado, o público acompanhou os personagens desde o ensino médio até a vida adulta.

Por conta disso, foi possível acompanhar as amizades, amores, desilusões e brigas tanto dentro quanto fora das telinhas – afinal, o elenco permaneceu lado a lado por, pelo menos, 10 anos para as gravações. Com isso, os espectadores tiveram a chance de ver o crescimento e desenvolvimento deles como pessoas e também de suas relações pessoais. Certamente, essa descrição te lembra muita coisa, não é mesmo?

Mas como “Barrados No Baile” influenciou todo um gênero?

De acordo com o The Guardian, existem alguns fatores que colocaram “Barrados no Baile” na história da TV após ele ter se tornado muito popular entre os jovens dos anos 90 – criando até mesmo caminho para os roteiros das séries do gênero que viriam depois. Primeiramente, vale ressaltar que essa série tem personagens femininas que foram inspirações para as jovens de sua época.

Continua depois da publicidade

Um grande exemplo é Brenda Walsh (Shannen Doherty), que ao mesmo tempo causava amor e ódio em quem assistia. Aliás, ela até sofreu uma espécie de “cancelamento” nos primórdios da internet.

Grandes nomes fizeram aparição 

Ao contrário do elenco fixo, que não teve muito sucesso depois da série, muitos nomes conhecidos apareceram em “Barrados No Bailei”, indo desde Hillary Swank, que fez o papel de uma mãe solteira na série e depois ganhou dois Oscars por conta de outras atuações na carreira, até Matthew Perry, que, logo após, estrelou como um dos seis protagonistas em “Friends”.

Situações absurdas e longa relação com personagens

De início, segundo o The Guardian, a ideia da série era criar uma opção estadounidense de um drama adolescente que estava fazendo muito sucesso no Canadá naquela mesma época. Mas ao contrário da série que inspirou “Barrados No Baile”, a trama deixou o realismo de lado e abordou situações absurdas em sua narrativa, tendo até mesmo trazido de o pai de uma personagem que já havia morrido.

Continua depois da publicidade

“Barrados No Baile” ainda demonstrou que era, sim, possível acompanhar o desenvolvimento dos personagens pela TV. Foi a partir disso que, principalmente o público mais jovem, passou a criar vínculos com eles e os acompanhar religiosamente – método esse que hoje em dia vemos em muitos clássicos das telinhas, como em “The O.C.” e “Gossip Girls”, por exemplo.

Leia mais

5 séries dos anos 2000 para ver no Globoplay