Barra Velha é um dos principais destinos para os moradores do Norte de Santa Catarina durante o verão e a expectativa é de que 100 mil visitantes passem pela cidade durante a temporada deste ano. Além das belezas naturais, um dos atrativos aos veranistas é a cidade ter um fácil acesso pela BR-101, diferentemente de outras praias da região que têm acessos mais complicados, com grandes congestionamentos e horas desperdiçadas pelos motoristas na volta para casa.
Continua depois da publicidade
Os turistas que visitam a cidade para aproveitar o mar durante o verão podem escolher entre as praias Central, Península, Pedras Brancas e Negras, do Cerro, do Grant, do Sol e do Tabuleiro. Além disso, podem conhecer a Lagoa de Barra Velha, as estátuas espalhadas pela cidade _ como a de Iemanjá e do Pescador _ e o Morro do Cristo (com 40 metros de altura e uma réplica do Cristo Redentor no topo).
Neste ano, a prefeitura de Barra Velha está investindo na reurbanização da Praia Central, a mais movimentada durante o verão. Serão instalados cinco quiosques no local, mureta, calçamento e a substituição de palmeiras por coqueiros. Há ainda chuveiros instalados e postos de guarda-vidas, além de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência. Os estacionamentos que hoje existem em frente à praia serão retirados para a abertura de duas pistas em sentido único no local.
Comerciante otimista com reformas
Segundo a prefeitura, o comércio local também está se preparando com a contratação de funcionários temporários, aumento no estoque de produtos e mudança no horário de funcionamento para atender toda demanda de veranistas. Antônia de Fátima, 62 anos, é uma das comerciantes que trabalha na Praia Central. Ela torce para que o sol apareça durante o verão para que os turistas compareçam em grande número.
Continua depois da publicidade
— A praia está em reforma e, quando terminar, vai ficar muito boa. Daí é só torcer para São Pedro ajudar — brinca.
O único problema que ela aponta é a falta de uma vida noturna mais movimentada na cidade para atrair os turistas e também gerar renda para os comerciantes da região. No restante, ela aprova a infraestrutura da praia e a entrega dos serviços públicos, como limpeza da praia, abastecimento de água e energia elétrica.
Problemas na praia do Tabuleiro
O mesmo problema existente na Praia Central em relação à limpeza da faixa de areia, também é realidade na Praia do Tabuleiro. Devido à ressaca que atingiu o local, ainda há pedaços de madeira, garrafas pet e outros resíduos sobre a areia. Segundo o morador Douglas Lira, de 23 anos, a ressaca foi bem forte na região durante o ano.
Ele diz que a sujeira é em decorrência do fenômeno natural, mas defende que a Prefeitura poderia realizar a manutenção da praia com maior frequência, assim como encontrar uma solução para o problema com o esgoto despejado diretamente na água da praia.
Continua depois da publicidade
— Eles poderiam fazer um mutirão de limpeza para receber os turistas agora no verão e também para os moradores terem uma condição melhor por aqui. Às vezes, nós mesmos chegamos a sair daqui para ir em outra praia — conta.
Segundo Douglas, outra preocupação dos moradores é a falta de segurança no local. Ele explica que o maior problema é a falta de movimento durante a noite, deixando a praia mais insegura para pedestres e frequentadores.