A barra do Rio do Brás, em Florianópolis, foi fechada pela prefeitura nesta segunda-feira (5). Na última semana, a estrutura, que encerrava a ligação entre o rio e mar, foi danificada por conta da chuva que atingiu a Capital catarinense e que levou para o mar parte da vegetação que boiava no local.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias de Florianópolis no WhatsApp
De acordo com o município, a intervenção foi realizada em estado de urgência após orientações da Defesa Civil e da Secretaria de Segurança Pública. O objetivo é diminuir os impactos no local por conta das chuvas, além de manter a segurança da população.
São João Batista tenta se reconstruir após “uma das piores tragédias naturais”
Em 2018, uma estrutura que encerrou a ligação entre o rio e o mar foi construída no local. A ação foi feita pela prefeitura para atender a uma necessidade específica do rio na época. Desde então, segundo a administração municipal, não foram feitas alterações na foz do Rio do Brás.
Continua depois da publicidade
A condição do Rio do Brás preocupa e já foi alvo de investigação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pela poluição. Em setembro deste ano, a água foi coberta por plantas aquáticas chamadas de macrófitas.
A prefeitura disse que a limpeza da vegetação é feita periodicamente, mas que a última ação ocorreu em março. A previsão é de que uma nova higienização ocorra no início de dezembro.
Leia também:
Santa Catarina decreta situação de emergência após seis dias de chuva intensa
Quem são as vítimas da tragédia com deslizamento de terra na BR-376