O movimento era grande no mar, na areia e nos bares da Barra da Lagoa no fim da manhã desta terça-feira. Mas os guarda-vidas da praia mais procurada por famílias do Leste da Ilha de Santa Catarina afirmam que já viram a orla ter 40 mil pessoas em um dia nesta temporada.
Continua depois da publicidade
– Na primeira quinzena de janeiro a praia lotava até em dia de semana – diz o bombeiro e guarda-vida Miguel Santos – Agora está diminuindo. Mas na sexta recomeça o movimento.
Com muita gente, o número de ocorrências é maior que das praias de mar calmo do Norte da Ilha – cerca de 10 a 20 por dia. Cada guarda-vida adverte cerca de 100 pessoas diariamente – como pedir para sair de perto da bandeira vermelha.
Em dias como esta terça, com maré baixa, há mais espaço na areia, mas deve-se ter mais atenção ao mar e às bandeiras vermelhas. Os locais de entrada de água, onde a onda forma uma pequeno canal ao voltar, ficam mais difíceis de serem notados.
Continua depois da publicidade
Projeto golfinho
Enquanto os surfistas aproveitam o mar da Barra, as crianças participaram de brincadeiras no “Projeto Golfinho”. Nele, os guarda-vidas ensinam ludicamente os cuidados que se deve ter com o mar e o que fazer ao ver uma água-viva.
– Não só estamos ensinando as crianças, mas os pais também por extensão. Há muitos registros de desaparecimento de filhos na areia e trabalhamos também no trabalho de conscientização – diz Miguel.