Um barman salvou duas crianças após a queda da ponte pênsil na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na madrugada de segunda-feira (20). Gabriel Viana, de 22 anos, contou que pulou nas águas do Rio Mampituba, para resgatar duas pessoas entre 10 e 12 anos. Eles estavam entre as pessoas que caíram nas águas após o rompimento de cabos da estrutura que liga Passo de Torres (SC) e Torres (RS). As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, uma pessoa segue desaparecida. Há suspeita de que ela estava na ponte no momento da queda e, até o momento, não fez contato com amigos ou familiares.
— Foi um momento muito tenso. Fui correndo para ver, subi em um barco para ajudar as pessoas e já tinha pulado muita gente para ajudar, a tirar as pessoas da água. Subimos para cima da embarcação para jogar as boias, barcos infláveis — explica Gabriel durante o programa Encontro com Patrícia Poeta, da TV Globo.
O que se sabe sobre a queda da ponte pênsil entre SC e o RS
Continua depois da publicidade
Ainda sobre o resgate, ele disse que pulou na água após ver os pequenos se afogando e teve dificuldade para retirá-los da água.
— No momento que passei para outro barco vi duas crianças abraçadas se afogando. Foi no momento em que tirei a roupa, botei o colete. Estavam muito apavoradas, foi muito intenso, elas estavam tomando muita água, foi bem complicado tirar elas — pontua.
O barman retornava do trabalho quando se deparou com a queda da ponte, por volta de 2h30. Segundo ele, havia um grande movimento na ponte porque aconteciam brigas e tumultos por perto e as pessoas estavam tentando se afastar.
No momento do acidente, grupos deixavam as festas de Carnaval que aconteciam em Passos de Torres, no Sul catarinense, e seguiam para Torres, no Rio Grande do Sul, pela ponte.
Continua depois da publicidade
O caso é investigado pela Polícia Civil. Moradores e testemunhas foram ouvidos, e uma perícia também foi feita no local. A previsão é de que o documento saia em até 30 dias.
Uma pessoa, identificada como Brian Grandi, de 20 anos, segue desaparecida. Conforme familiares, ele não é visto desde a madrugada de segunda-feira. No domingo, ele teria ido a Passo de Torres, com amigos, para passar o Carnaval.
O jovem é considerado uma possível vítima pois não há confirmação de que ele estivesse na ponte no momento do acidente.
Inaugurada em 1980, a ponte tem limite máximo de 20 pessoas e uma placa informa sobre a capacidade da estrutura. De acordo com um vídeo divulgado nas redes sociais, havia dezenas de pessoas sobre a estrutura.
Continua depois da publicidade
Na segunda-feira, a prefeitura de Passo de Torres disse que a ponte passou por manutenção preventiva na sexta-feira (17). Segundo o executivo, reparos foram feitos nos cabos, tirantes, tele e estados.
Leia também:
Saiba quem é o último desaparecido após desabamento de ponte que separa SC e RS
Vídeo mostra momento em que ponte com dezenas de pessoas cai entre SC e RS