Dois estabelecimentos que estavam irregulares no Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste, em Florianópolis, foram demolidos nesta sexta-feira (29). Segundo a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), os bares foram construídos na temporada de verão, com autorização do Departamento de Unidades de Conservação, e deveriam ter sido removidos da faixa de areia com o fim do prazo de validade do alvará, em abril. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

No mês de maio, após vistoria, os proprietários haviam recebido uma notificação sobre a necessidade de retirada dos estabelecimentos. Segundo a prefeitura, quando os fiscais da Floram chegaram ao local com agentes da Polícia Militar Ambiental, constataram que os dois bares continuavam funcionando e que tinham alimentos em condições inadequadas, instalações sanitárias impróprias, falta de higiene e a presença de ratos.

De acordo com a Floram, produtos como detergente e óleo de cozinha também eram despejados diretamente na praia, causando poluição e risco de contaminação.

Florianópolis faz demolição de grandes imóveis e dá recado aos construtores irregulares

Continua depois da publicidade

Por meio de notificação, os proprietários dos estabelecimentos foram convocados para, no prazo de até 10 dias, removerem os entulhos das demolições e o lixo presente no local, sob pena de multa e outras sanções previstas na legislação ambiental.

— As ações de monitoramento nas Unidades de Conservação buscam coibir danos ambientais decorrentes de instalações irregulares, canalizações de cursos d’água, supressão de vegetação nativa, entre outros delitos — afirmou a superintendente da Floram, Beatriz Kowalski.

Segundo a prefeitura, denúncias sobre irregularidades nas Unidades de Conservação podem ser feitas pelo número 3271-6851. 

Leia também

Catarinense de 15 anos assina com o Real Madrid: “Sonho”

Capital oferece acolhimento para moradores de rua devido ao frio

Saúde comprará 50 mil doses contra varíola dos macacos