
Mas a burocracia na gestão pesqueira em Brasília é tanta que até agora apenas um desses barcos que tiveram decisão judicial favorável está autorizado. Os outros seis ainda aguardam emissão da licença na Secretaria Nacional de Pesca.
Continua depois da publicidade
Para provar que o mar não está mesmo para peixe no setor pesqueiro, os barcos que estão trabalhando na captura relataram que a mudança repentina de temperatura afastou os cardumes da costa. As tainhas estão sendo capturadas em alto-mar, a uma distância de 20 milhas, o que torna a pesca bem mais difícil e dispendiosa.
Silêncio
A Frente Parlamentar Catarinense bem que tentou esta semana, em reunião com o presidente Michel Temer (PMDB), convencê-lo de que a mudança da pesca para o Ministério da Indústria e Comércio é um péssimo negócio para o setor, que sofre com a falta de gestão. Mas Temer não respondeu ao pedido de reavaliação.
Continua depois da publicidade
Outra solicitação, para que seja revisto o ordenamento pesqueiro no Ministério do Meio Ambiente, contou ao menos com uma promessa do presidente: vai conversar com o ministro Sarney Filho.