Os três barcos que estão na Vila da Regata em Itajaí já voltaram para as águas do Rio Itajaí-Açu. Nesta segunda-feira, os Puma, Telefónica e Groupama apareceram, pela primeira vez, alinhados junto ao píer da vila. A expectativa é grande também pela chegada de Camper e Abu Dhabi, que deve ocorrer a partir desta terça-feira.
Continua depois da publicidade
O Puma foi a primeira equipa a colocar seu barco de volta na água.
– Nossa carga de trabalho foi constante e conseguimos fazer os reparos necessários. Faltam apenas os detalhes finais – relata Tim Hacket, chefe da equipe de terra do Puma.
Nesta segunda-feira, o Telefónica liderado por Horácio Carabelli fez o procedimento. Antes de colocar o veleiro na água, a equipe espanhola fez as pesagens e medições oficiais da Volvo Ocean Race.
– O primeiro passo é velejar um pouco e testar. Com foi tudo foi tirado do barco, a tripulação precisa verificar os detalhes estruturais, o sistema de quilha, o mastro, a parte de eletrônica e outros pontos. É um check list completo – explica Carabelli, diretor técnico do Telefónica.
Continua depois da publicidade
Os espanhóis colocaram uma nova estrutura no casco numa parada numa ilhota do Cabo Horn e o procedimento padrão é verificar, ante de valer os pontos, se a peça está bem instalada. O Telefónica receberá o reforço de Joca Signorini. O brasileiro volta ao trabalho nesta segunda-feira. O velejador ficou uma semana na Suécia após o fim da quinta perna para rever a filha recém-nascida (Sandra) e a esposa Lotta.
O Groupama não perdeu tempo e já testou o novo mastro importado da Holanda.
– Hoje é um grande dia para nós – relata o chefe da equipe de terra Ben Wright. O time francês perdeu o principal equipamento do veleiro na subida do Oceano Atlântico, quando liderava a quinta perna.
– Há um monte de detalhes para checar, mas estamos certos de que o procedimento é certo e nos dará timing para treinar e competir a Regata do Porto. Nós precisamos fazer tudo correto e de maneira tranquila, evitando assim problemas de emergência.
O barco francês, que teve o mastro trocado na última semana, terminou os ajustes e foi o último a retornar ao rio, no momento em que o Telefónica saía para treinar no fim da tarde desta segunda-feira. A tarde também foi marcada pela visita de centenas de crianças de escolas de Itajaí.
Continua depois da publicidade