Os barcos da The Ocean Race saíram às 15h desta quarta-feira (25) de Cabo Verde para Cape Town, na África do Sul. Essa é a segunda perna da maior competição transoceânica do mundo que passará por Itajaí neste ano. Agora, os competidores vão encarar 4,6 mil milhas náuticas — cerca de 8,5 mil quilômetros — e em oceano aberto. Será, também, a primeira passagem dos velejadores pelo Atlântico Sul.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

Engana-se quem pensa que os barcos desta segunda perna da The Ocean Race irão percorrer a costa da África. Isso porque para evitar um sistema de alta pressão no meio do trajeto, os competidores irão passar a Linha do Equador próximo à costa do Brasil e descer mais perto da América do Sul do que do próprio continente africano antes de seguir até Cape Town. De acordo com a organização, essa seção final etapa Cabo Verde-Cape Town ainda vai impor o desafio de “ventos fortes e mar agitado”.

Leia também: The Ocean Race e as missões de desafiar e cuidar dos oceanos

— Se tivéssemos partido há alguns dias, acho que teria sido uma viagem bastante direta para o sul — afirma Simon Fisher, navegador britânico da 11th Hour Racing Team que está participando pela sexta vez da The Ocean Race.

Continua depois da publicidade

— Depois de passar pelo Rio de Janeiro e pela frente fria semipermanente da América do Sul, você começa a procurar algo que o ajude a virar à direita e pegar carona em direção a Cape Town — finaliza.

E mais: Revezamento para dormir e revisão dos barcos: os desafios dos velejadores na The Ocean Race

Na primeira perna, de Alicante a Cabo Verde, na categoria Imoca, o Team Holcim PRB (Suíça) chegou à frente dos demais, seguido por 11h Hour Racing Team (EUA), Team Malizia (Alemanha), Biotherm (França) e Guyot Environnement-Team Europe (França e Alemanha). Já na categoria VO65, que tem trechos delimitados e não passa por Itajaí, por exemplo, a primeira colocação na primeira etapa ficou com o WhindWhisper Racing Team (Polônia).

É possível acompanhar a segunda perna da The Ocean Race pelo site oficial do evento.

A rota da The Ocean Race

Alicante a Cabo Verde – 15/1

Cabo Verde a Cape Town – 25/1

Cape Town a Itajaí – 23/4

Itajaí a Newport – 21/5

Newport a Aarhus – 8/6

Aarhus a Haia – 15/6

Haia a Genova – 1º/7